Qual a combinação de ervas para o melhor chá ao verão?

 

As temporadas do ano, também conhecidas como Ritu, são classificadas por diferentes características e expressam diferentes efeitos no corpo e meio ambiente. Com o decorrer das temporadas observa-se mudanças na vida biológica ao nosso redor, com isso, na tradição indiana, as ervas possuem uma qualidade Sattvica, que harmoniza e promove a espiritualidade, acalma a mente e nutre as tendências espirituais. Com esta finalidade, podem ser utilizadas em infusões para cada estação do ano, com o objetivo de promover o equilíbrio corporal. 

Da mesma forma que as horas dia, as estações do ano são caracterizadas por ciclos de vata, pitta e kapha! Para manter uma boa saúde durante as estações é necessário uma harmonia entre os ciclos naturais, ajustando-se continuamente às mudanças no ambiente externo por meio da comida que escolhemos comer, do tipo e da quantidade de exercícios que fazemos e das roupas que vestimos, por exemplo.

Também conhecido como grishma, o verão é uma estação quente, brilhante e intensa, a estação do pitta. Nesse período o calor se acumula no sistema dos indivíduos pitta tornando-os mais suscetíveis às doenças relacionadas ao calor, além de que eles podem tornar-se bastante irritáveis e agitados. A principal recomendação para todos, especialmente para indivíduos cujo prakruti é principalmente pitta, é manter a calma e não permitir que o dosha pitta se agrave. 

De acordo com o conhecimento médico indiano, a transição das estações do ano é um dos ciclos que mais influenciam a saúde, de modo geral. Desse modo, ritucharya é o nome dado por Ayurveda aos cuidados e alterações com a alimentação e rotina diária, considerando as mudanças das estações do ano (primavera, verão, outono e inverno).

Assim, podemos citar o chá, uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, sendo a segunda mais consumida depois da água, e que pode auxiliar a equilibrar as mudanças nos doshas ocorridas durante as estações do ano. Os chás possuem componentes com propriedades bioativas, como os polifenóis, que são responsáveis pelo aroma e pelos efeitos benéficos para a saúde humana. Quando relacionamos essa bebida a uma estação do ano, podemos falar da sua composição e o porque ele é perfeito para aquele período. 

No verão a força individual é menor, por isso, o chá verão traz ingredientes que apresentam sabor doce, para ajudar nesta época do ano, ou seja, se tem uma combinação entre a erva doce, endro, cardamomo e menta. Assim, observa-se mais vitalidade e saúde para o organismo, o que pode auxiliar a aumentar as defesas antioxidantes do corpo e proporcionar sensação de limpeza. Além disso, os sabores refrescantes presentes nele são ótimos para sentir-se energizado. Talvez porque remetem ao alívio que causam nos dias quentes de verão, sendo a menta e a frutas cítricas boas fontes de tal percepção de re-energização.

Erva doce

A erva doce, também chamada Pimpinella anisum, possui um sabor distinto de alcaçuz e é frequentemente usado para adicionar sabor a sobremesas e bebidas. Por possuir um aroma refrescante, a erva doce pode ser utilizada para suavizar o pitta durante o verão, bem como também é conhecido por suas poderosas propriedades promotoras da saúde e por atuar como um remédio natural para uma ampla variedade de doenças. 

Endro

O endro é utilizado em mais de 50 preparações ayurvédicas, sendo que cada parte desta planta, incluindo raiz, semente e folhas, é rica em taninos, glicosídeos cardíacos, terpenóides e flavonóides. O óleo de endro é extraído de sementes, folhas e caules, que contêm um óleo essencial usado como aromatizante na indústria alimentícia, e isso é um dos seus papéis importantes na composição dos chás. Sua aplicação mais comum é na medicina ayurvédica, sendo utilizado para diminuir as irritações abdominais; aliviando as cólicas em bebês e melhorando a digestão. Além disso, a semente é levemente diurética, carminativa, galactagoga, estomacal e estimulante.

Cardamomo 

Elettaria cardamomum é comumente conhecido como cardamomo pequeno, cardamomo verde ou cardamomo verdadeiro, sendo uma especiaria com um sabor intenso e levemente adocicado que algumas pessoas comparam à menta. Originou-se na Índia, mas hoje está disponível em todo o mundo e é usado em receitas doces e salgadas, em que suas cápsulas foram utilizadas, no geral, para aplicações culinárias e medicina tradicional. Na medicina tradicional indiana, as cápsulas de cardamomo são consideradas excelentes digestivas e equilibrantes Kapha, principalmente no estômago e nos pulmões. Além disso, é útil para pacifica vata dosha.

Menta

O mentol juntamente com a mentona, isomentona e outros compostos conferem o refrescante sabor e cheiro de menta às plantas, especialmente aos membros do Gênero Mentha. O mentol está incluído como ingrediente em uma variedade de produtos de consumo, incluindo produtos farmacêuticos, cosméticos e pesticidas, doces, gomas de mascar, licores, cremes dentais, xampus e sabonetes como ingredientes refrescantes e/ou intensificadores de sabor, assim como nos chás.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Ashokkumar, Kaliyaperumal et al. Botany, traditional uses, phytochemistry and biological activities of cardamom [Elettaria cardamomum (L.) Maton] - A critical review. Journal of ethnopharmacology, vol. 246 (2020): 112244. doi: 10.1016/j.jep.2019.112244

Carneiro, Danilo Maciel. Ayurveda - Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia. Editora Pensamento, São Paulo. 

Kamatou, Guy P P et al. Menthol: a simple monoterpene with remarkable biological properties. Phytochemistry vol. 96 (2013): 15-25. doi: 10.1016/j.phytochem.2013.08.005

Kosalec, Ivan et al. Antifungal activity of fluid extract and essential oil from anise fruits (Pimpinella anisum L., Apiaceae). Acta pharmaceutica (Zagreb, Croatia) vol. 55,4 (2005): 377-85.

Prasanth, Mani Iyer et al. A Review of the Role of Green Tea (Camellia sinensis) in Antiphotoaging, Stress Resistance, Neuroprotection, and Autophagy. Nutrients vol. 11,2 474. 23 Feb. 2019, doi: 10.3390/nu11020474

Prana. Chás Ayurvédicos e Classificação das temporadas. Disponível em: <https://blog.bebaprana.com.br/2022/03/chas-ayurvedicos-e-classificacao-das.html>.

Shojaii, Asie, and Mehri Abdollahi Fard. Review of Pharmacological Properties and Chemical Constituents of Pimpinella anisum. ISRN pharmaceutics vol. 2012 (2012): 510795. doi: 10.5402/2012/510795


ARTIGOS RELACIONADOS:

Vasanta – Primavera e Grishma – Verão

Ayurveda e as estações: o que você precisa saber sobre a primavera?

Comentários