Ayurveda e as estações: o que você precisa saber sobre a primavera?

 

O ayurveda se baseia no fato de que tudo no universo é composto por 5 elementos, inclusive nosso corpo físico, sendo eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. Esses elementos, quando combinados entre si, expressam nossa fisiologia por meio dos Doshas (humores): Vata (Espaço e Ar), Pitta ( Fogo e Água) e Kapha ( Água e Terra). Dessa forma, a classificação das estações na filosofia ayurvédica é de acordo com seu dosha predominante.

A cada estação, observamos a predominância de diferentes elementos. Por exemplo, nos meses de outono e inverno, o éter e o ar são predominantes. O clima ventoso, frio e seco do outono é, em grande parte, Vata, seguido pelas qualidades Kapha escuras, pesadas, úmidas e nubladas do inverno. O início da primavera ainda é principalmente Kapha, mas à medida que o final da primavera chega, o aumento do calor, luz e brilho expressam qualidades Pitta, que florescem em sua intensidade total no verão.

Cada estação traz seus próprios desafios para a saúde. O dosha predominante da estação tenderá a se acumular naquele momento e pode causar agravamento, especialmente em alguém da mesma prakruti (natureza).

Ayurveda e primavera

A primavera é considerada a rainha das estações! Como é revelado no Bhagavad Gita pelo Senhor Krishna os atributos predominantes dessa estação:

“Eu sou a Alma no corpo, a Mente nos sentidos, a Águia entre os pássaros, o Leão entre os animais. Entre todas as árvores, sou a árvore sagrada de Bodhi , e das estações, sou a primavera.”

Características comuns da primavera, descritas pelo ayurveda, dizem respeito à energia subindo, ao florescer, aos locais estarem cheios de cores e vegetação e às pessoas se sentirem enérgicas, sendo considerada uma época de celebração. As qualidades desse período são quentes, úmidas, suaves e untuosas. Devido ao calor, a neve e o gelo acumulados no inverno começam a derreter, da mesma forma que o kapha acumulado no corpo começa a se liquefazer e a correr. Por esse motivo, muitas pessoas ficam resfriadas na primavera!

O início da primavera é considerada uma época do ano difícil para os indivíduos de Kapha, por conta do clima ser pesado, úmido, nublado e frio. Ou seja, esse dosha se acumula no sistema e pode levar a desequilíbrios físicos, emocionais e mentais, sendo que, os problemas físicos tendem a estar relacionados ao princípio da água.

Além disso, as alergias a Kapha são frequentemente sentidas durante a primavera, por conta dos pólens lançados na atmosfera pelas plantas e árvores. Quando os pólens, como o zimbro ou qualquer outro pólen de flor, são inalados, eles entram na passagem nasal-respiratória e, em algumas pessoas, irritam a delicada membrana mucosa, levando a febre do feno, resfriados, congestão, tosse, sinusite, e até asma.

Orientações para a primavera

Faça uso do chá primavera! O chá dessa época contém canela, cúrcuma, cravo, gengibre, erva doce, cardamomo, noz moscada, pimenta rosa, pimenta branca e pimenta preta. A ação da pimenta preta, uma especiaria indiana muito conhecida, está relacionada a uma ação carminativa, diurética, e em casos de flatulência e indigestão.

Evite alimentos pesados, gordurosos e o consumo de laticínios, especialmente pela manhã. Além de fazer um esforço para evitar alimentos e bebidas frias, sorvete, queijo, iogurte, melão e outros alimentos que aumentam o kapha.

Dê preferência a alimentos amargos, picantes e adstringentes! As leguminosas como as ervilhas amarelas, lentilhas vermelhas, grão de bico e feijão, são recomendadas. Alimentos como os rabanetes, espinafre, quiabo, cebola e alho, podem ser usados, juntamente com especiarias quentes, como gengibre, pimenta preta, pimenta caiena e pimenta.

Acordar e fazer uma caminhada matinal é interessante! Faça a Saudação ao Sol e posturas de ioga de redução de kapha, como as poses de peixe, barco, arco, gafanhoto, leão e camelo, e o apoio de cabeça ou de ombro. Bhastrika e respiração da narina direita também são úteis!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CARNEIRO, Danilo. Ayurveda - Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia. Editora Pensamento, 2014, São Paulo.

LAD, Vasant. The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies.

Comentários