Chás Ayurvédicos e Classificação das temporadas


As temporadas, também conhecidas como Ritu, são classificadas por diferentes características e expressam diferentes efeitos no corpo com o meio ambiente. O Ayurveda descreve diferentes regras (Charya) relacionados à dieta para aclimatar a aplicação sazonal sem alterar a homeostase corporal. 

No decorrer de cada temporada, as mudanças se tornam evidentes no ambiente em que vivemos. Observa-se mudanças na vida biológica ao nosso redor, como a floração na primavera e a queda das folhas em outono nas plantas e a hibernação de muitos animais com a chegada do inverno. Como o ser humano também faz parte da mesma ecologia, o Ayurveda acredita que o corpo também é influenciado por fatores externos ambientais.

Devido às mudanças específicas de temporadas, o corpo adquire uma fase estressora que leva ao Dosha Vaishamya, o que torna o corpo altamente suscetível a um ou outros tipos de desordens, e as infusões podem ser grandes aliadas no reequilíbrio dos Doshas, devido ao potencial terapêutico, anti-inflamatório e imunomodulador. 

O ano, de acordo com o Ayurveda, é dividido em dois períodos: Ayana (solstício). Dependendo da direção do movimento do sol, pode ser considerado solstício do norte, ou Uttarayana, e solstício do sul, também chamado de Dakshinayana. Cada solstício é formado por três estações, ou Ritus. A palavra Ritu significa “ir”, e é a forma em que a natureza se expressa em uma sequência particular e específica: pelas estações.

Na tradição indiana, as ervas possuem uma qualidade Sattvica, que harmoniza e promove a espiritualidade, acalma a mente e nutre as tendências espirituais. Com esta finalidade, podem ser utilizadas em infusões para cada estação do ano, com o objetivo de promover o equilíbrio corporal. 

Comentários