Vasanta – Primavera e Grishma – Verão


O Vasanta é considerado como a época de floração e origem de novas folhas. A força individual permanece em grau médio, ocorre agravamento de Kapha ocorre e Agni permanece no estado de Manda, ou hipo-metabolismo, com sensação de peso, letargia, má digestão, ausência de fome e inchaço. 

Nessa temporada, a canela, cúrcuma, cravo e gengibre podem atenuar Kapha e restabelecer a digestão e disposição. A cúrcuma e o gengibre são ricos em compostos fenólicos e podem conferir proteção para diferentes condições de saúde que podem surgir devido a doshas desequilibradas, como obesidade e distúrbios inflamatórios. A canela, considerada uma especiaria aromática, é rica em compostos bioativos importantes para o equilíbrio do organismo. 

Os chás de erva doce, cardamomo e noz moscada também podem ser grandes aliados no Vasanta. A erva doce é composta por flavonoides e vitaminas, substâncias importantes no restabelecimento de Kapha, que atenuam o inchaço e má digestão, bem como cardamomo, especiaria reconhecida por suas propriedades antioxidantes. As atividades da noz moscada ocorrem devido aos mais diversos fitoquímicos presentes, como lignanos e terpenóides, e é capaz de estimular o apetite. 

Já o Grishma acontece caracterizado por calor intenso. Os rios secaram e as plantas parecem sem vida. A força individual é menor, com aumento de Vata, com Agni em estado moderado. Os chás que apresentam sabor doce, ou Madhura, podem ser estimulados, como erva doce, endro, cardamomo e menta. 


Comentários