Primeiramente, o chá relaxe é pensado para produzir o conforto e promove o relaxamento do corpo, ou seja, pensado para você relaxar. Este pode ser apreciado em qualquer momento do dia, e sua composição com gosto adocicado, sabor cítrico com notas herbais unidos ao seu aroma de ervas vão proporcionar momentos agradáveis com frescor e vitalidade que podem ser partilhados em família, amigos, ou em momentos de reflexão e auto cuidado. As especiarias da sua composição envolve uma mistura de camomila, capim cidreira, melissa, lavanda e erva doce.
Já em relação ao chá verão, ele é pensado para o calor intenso dessa época! A combinação dos seus ingredientes ajuda a trazer mais vitalidade e saúde para o organismo, o que pode auxiliar a aumentar as defesas antioxidantes do corpo e proporcionar sensação de limpeza. As especiarias da sua composição é quase totalmente diferente do chá relaxe, tendo em comum a erva doce, e se difere com a menta, endro e cardamomo.
Dessa forma, por conta das diferentes combinações nesses chás observa-se um sabor, sensação e aroma diferente, como visto a seguir!
ESPECIARIAS DO CHÁ RELAXE
Camomila
Extratos, óleos e chás feitos de camomila são usados por suas qualidades calmantes como sedativo, analgésico leve e medicamento para dormir. Ainda assim, inclui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, e além de prover uma ação de relaxamento e sedação, também tem sido usada para tratar nervosismo e insônia. Outrossim, é usado para tosse, bronquite, febre, feridas, úlceras na boca, queimaduras, distúrbios circulatórios, dispepsia, depressão e queda de cabelo.
Capim cidreira
Também conhecido por seu nome científico Cymbopogon citratus DC, capim cidreira é uma gramínea perene utilizado mundialmente como condimento para aromatizar alimentos e bebidas na forma de infusões e decocções de suas folhas secas. Essa especiaria apresenta uma atividade antiinflamatória, gastroprotetora e um valioso produto antioxidante.
Melissa
A melissa é muito utilizada por suas propriedades digestivas, carminativas, antiespasmódicas, sedativas, analgésicas, tônicas e diuréticas, bem como para distúrbios gastrointestinais funcionais. Além de que, mostra efeitos sobre o humor, cognição e memória.
Lavanda
A lavanda está associada a efeitos antibacteriano, antifúngico, carminativo, ou seja, é relaxante da musculatura lisa, sedativo, antidepressivo e eficaz para queimaduras e picadas de insetos.
ESPECIARIAS DO CHÁ VERÃO
Endro
O endro é utilizado em mais de 50 preparações ayurvédicas, sendo que cada parte desta planta, incluindo raiz, semente e folhas, é rica em taninos, glicosídeos cardíacos, terpenóides e flavonóides. O óleo de endro é extraído de sementes, folhas e caules, que contêm um óleo essencial usado como aromatizante na indústria alimentícia, e isso é um dos seus papéis importantes na composição dos chás. Sua aplicação mais comum é na medicina ayurvédica, sendo utilizado para diminuir as irritações abdominais; aliviando as cólicas em bebês e melhorando a digestão. Além disso, a semente é levemente diurética, carminativa, galactagoga, estomacal e estimulante.
Cardamomo
Elettaria cardamomum é comumente conhecido como cardamomo pequeno, cardamomo verde ou cardamomo verdadeiro, sendo uma especiaria com um sabor intenso e levemente adocicado que algumas pessoas comparam à menta. Originou-se na Índia, mas hoje está disponível em todo o mundo e é usado em receitas doces e salgadas, em que suas cápsulas foram utilizadas, no geral, para aplicações culinárias e medicina tradicional. Na medicina tradicional indiana, as cápsulas de cardamomo são consideradas excelentes digestivas e equilibrantes Kapha, principalmente no estômago e nos pulmões. Além disso, é útil para pacifica vata dosha.
Menta
O mentol juntamente com a mentona, isomentona e outros compostos conferem o refrescante sabor e cheiro de menta às plantas, especialmente aos membros do Gênero Mentha. O mentol está incluído como ingrediente em uma variedade de produtos de consumo, incluindo produtos farmacêuticos, cosméticos e pesticidas, doces, gomas de mascar, licores, cremes dentais, xampus e sabonetes como ingredientes refrescantes e/ou intensificadores de sabor, assim como nos chás.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Ashokkumar, Kaliyaperumal et al. Botany, traditional uses, phytochemistry and biological activities of cardamom [Elettaria cardamomum (L.) Maton] - A critical review. Journal of ethnopharmacology, vol. 246 (2020): 112244. doi: 10.1016/j.jep.2019.112244
Kamatou, Guy P P et al. Menthol: a simple monoterpene with remarkable biological properties. Phytochemistry vol. 96 (2013): 15-25. doi: 10.1016/j.phytochem.2013.08.005
Kosalec, Ivan et al. Antifungal activity of fluid extract and essential oil from anise fruits (Pimpinella anisum L., Apiaceae). Acta pharmaceutica (Zagreb, Croatia) vol. 55,4 (2005): 377-85.
Miraj, Sepide et al. Melissa officinalis L: A Review Study With an Antioxidant Prospective. Journal of evidence-based complementary & alternative medicine vol. 22,3 (2017): 385-394. doi: 10.1177/2156587216663433
Prana. Chás Ayurvédicos e Classificação das temporadas. Disponível em: <https://blog.bebaprana.com.br/2022/03/chas-ayurvedicos-e-classificacao-das.html>.
Sousa, Raquel et al. Formulation Effects in the Antioxidant Activity of Extract from the Leaves of Cymbopogon citratus (DC) Stapf. Molecules (Basel, Switzerland) vol. 26,15 4518. 27 Jul. 2021, doi: 10.3390/molecules26154518
Shojaii, Asie, and Mehri Abdollahi Fard. Review of Pharmacological Properties and Chemical Constituents of Pimpinella anisum. ISRN pharmaceutics vol. 2012 (2012): 510795. doi: 10.5402/2012/510795
ARTIGOS RELACIONADOS:
Os 4 melhores chás para cada estação do ano
Comentários
Postar um comentário