As temporadas do ano em ayurveda são classificadas por diferentes características, as quais expressam variados efeitos no corpo e no meio ambiente. Com o passar de cada temporada, observamos várias mudanças como na vida biológica, ou seja, observamos a floração na primavera e a queda das folhas no outono. Nesse sentido, a filosofia ayurvédica acredita que o corpo humano também é afetado por esses fatores externos ambientais.
Ademais, a tradição indiana acredita que as ervas possuem uma qualidade, a qual é capaz de promover a espiritualidade e além de acalmar a mente, também nutre as tendências espirituais. Assim, com essa finalidade, essas ervas podem ser utilizadas para cada estação do ano, objetivando proporcionar o equilíbrio corporal.
Ainda nesse contexto, podemos citar o chá, uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, sendo a segunda mais consumida depois da água. Os chás possuem componentes com propriedades bioativas, como os polifenóis, que são responsáveis pelo aroma e pelos efeitos benéficos para a saúde humana. Assim, quando relacionamos essa bebida a uma estação do ano, podemos falar da sua composição e o porque ele é perfeito para cada estação.
Chá outono
Nessa estação o sol torna-se brilhante, o céu permanece claro e a terra está coberta de lama úmida. A força individual permanece média, com pacificação de Vata, ausência de Kapha e aumento de Pitta, com Agni elevado. Assim, para esta estação, ingredientes como cravo, canela e noz-moscada conseguem pacificar Pitta, e deveriam ser incluídos na dieta. Além de tudo, o chá outono ajuda no equilíbrio dos doshas, e quando associado a bons hábitos de vida, ajuda a trazer mais energia e vitalidade para o corpo.
Chá inverno
Nessa temporada, também conhecida como Shishira, o meio ambiente permanece frio e a força individual diminui, ainda o kapha dosha se eleva, enquanto o agni, isto é, o catabolismo, se encontra lento. Assim, é recomendado, o consumo de ingredientes como o manjericão, lavanda, camomila e melissa, pois estes podem pacificar o Khapa. Ainda, os compostos presentes neste chá estão intimamente ligados ao relaxamento e à serenidade.
Chá primavera
Também conhecida como vassanta, a primavera é a estação mais florida do ano, em que se tem um momento de renovação e revitalização natural, onde se observa a diminuição do kapha. Assim o chá dessa época contém canela, cúrcuma, cravo, gengibre, erva doce, cardamomo, noz moscada, pimenta rosa , pimenta branca e pimenta preta. Assim, podemos citar a ação da pimenta preta, uma especiaria indiana muito conhecida, que está relacionada a uma ação carminativa, diurética, e em casos de flatulência e indigestão.
Chá verão
É nessa época que os corpos de rios secaram e as plantas parecem sem vida. Também conhecido como grishma, o verão é conhecido por seu calor intenso. A força individual é menor, com aumento de Vata, com Agni em estado moderado. Por isso, o chá verão traz ingredientes que apresentam sabor doce, para ajudar nesta época do ano, ou seja, se tem uma combinação entre a erva-doce, endro, cardamomo e menta. Assim, observa-se mais vitalidade e saúde para o organismo, o que pode auxiliar a aumentar as defesas antioxidantes do corpo e proporcionar sensação de limpeza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PRANA. Chás. Disponível em: <https://www.bebaprana.com.br/cha/>.
PRANA. Chás Ayurvédicos e Classificação das temporadas. Disponível em: <https://blog.bebaprana.com.br/2022/03/chas-ayurvedicos-e-classificacao-das.html>.
PRASANTH, M.I., et. al.. A Review of the Role of Green Tea (Camellia sinensis) in
Antiphotoaging, Stress Resistance, Neuroprotection, and Autophagy. Nutrients. 2019 Feb 23;11(2):474. doi: 10.3390/nu11020474. PMID: 30813433; PMCID: PMC6412948.
Comentários
Postar um comentário