Madhura e o sabor doce do chá

 

Atualmente as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e com o papel que a alimentação adequada pode desempenhar na sua cura e sua saúde. Com isso, muitos perceberam que a alimentação e a dieta adequadas podem ser vitais para a boa saúde, enquanto a alimentação inadequada está frequentemente relacionada aos problemas de saúde, falta de vitalidade e suscetibilidade a doenças.

Em ayurveda observa-se variadas informações sobre quais os alimentos que combinam e equilibram cada indivíduo, como a forma de preparo e cocção adequadas, como evitar combinações de alimentos que criarão toxinas no corpo e quais hábitos alimentares cultivar, bem como aqueles alimentos que devem ser evitados, tudo isso com o objetivo de receber o máximo de nutrição daquilo que você come.

Além disso, o gosto é um importante fator na alimentação saudável e também possui um efeito direto nos doshas corporais. Na filosofia ayurvédica, acredita-se que cada substância alimentar, inclusive cada erva medicinal, possui um sabor específico. Quando os sabores são usados nas quantidades adequadas, individual e coletivamente, podem trazer equilíbrio aos nossos sistemas corporais.

É importante dizer que as papilas gustativas da nossa língua estão organizadas em seis grupos, correspondendo aos seis sabores reconhecidos pela Ayurveda: doce, azedo, salgado, amargo, picante e adstringente. Esses seis gostos básicos são derivados dos cinco elementos:

  • Terra + Água = Doce, svadu ou madhura 
  • Terra + Fogo = Azedo ou amla 
  • Água + Fogo = Salgado ou lavana 
  • Fogo + Ar = Pungente, picante ou ushna 
  • Ar + Espaço = Amargo ou tikta 
  • Ar + Terra = Adstringente ou kashaya 
Assim, os grupos de papilas gustativas na língua percebem o sabor e enviam um sinal ao cérebro; a partir daí, saem mensagens que influenciam diretamente a digestão, como também afetam os doshas e todas as células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo.

Madhura 

Madhura, também chamado de Svadu, é o sabor doce que está presente em vários alimentos como o arroz, açúcar, leite, trigo, tâmaras e xarope de bordo. As qualidades dos alimentos doces são geralmente oleosas, refrescantes e pesadas. Sendo que esse sabor pode aumentar a essência vital da vida.

Quando consumidos de forma moderada o sabor doce pode ser saudável para o organismo pois promove o crescimento de todos os sete dhatus, ou seja: plasma, sangue, músculos, gordura, ossos, medula e tecido nervoso e fluidos reprodutivos. Dessa forma, seu uso adequado oferece força, longevidade, estimula os sentidos, melhora a aparência e promove a saúde da pele, cabelo e uma boa voz. O sabor doce pode aliviar a sede e as sensações de queimação e pode ser revigorante, além de promover a estabilidade.

Outrossim, apesar das suas qualidades, quando utilizado em excesso o sabor doce está associado a muitos transtornos. Alimentos doces agravam o kapha e causam resfriados, tosse, congestão, peso, perda de apetite, preguiça e obesidade. Também podem provocar congestão linfática, tumores, edema, diabetes e alterações fibrocísticas na mama.

Sabor doce do chá

Sendo assim, o sabor doce do chá pode ser um aliado para o equilíbrio corporal por meio da influência nos doshas. Uma vez que, cada dosha é aumentado ou pacificado pelos sabores, a depender dos elementos componentes de cada um.

  • Vata se agrava com os sabores adstringente, amargo e picante, enquanto é pacificado com os sabores doce, salgado e azedo;
  • Pitta se agrava com os sabores salgado, picante e azedo, enquanto é pacificado com os sabores doce, amargo e adstringente;
  • Kapha se agrava com os sabores doce, salgado e azedo, enquanto é pacificado com os sabores picante, adstringente e amargo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LAD, Vasant. The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies. ISBN: 978-0-307-81591-0

Comentários