5 superfoods que podem contribuir para a saúde

 

Os superfoods, também conhecidos como “superalimentos” em português, é utilizado para descrever aqueles alimentos que podem conferir benefícios específicos para a saúde por conta da sua composição nutricional, sendo este utilizado sempre que se faz referência a um alimento com grande poder nutricional.  

Dessa forma, os superfoods são conhecidos por serem escassos em calorias e ricos em nutrientes, sendo classificados principalmente, dentro de cinco principais categorias, que no geral e de forma individual, podem conferir ao organismo vários efeitos como os antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios.

Matcha

O matcha é um tipo de chá verde japonês em pó do tipo Tencha, comumente consumido no mundo. É particularmente rico em compostos antioxidantes devido à sua forma tradicional de cultivo!

Os efeitos antioxidantes observados se devem à presença dos compostos polifenólicos que apresentam um efeito mais forte em comparação com vitaminas, como vitamina C e E. Além disso, os polifenóis também podem agir na absorção de carcinógenos metabolicamente ativos, bem como prevenir a mutagenicidade e genotoxicidade de compostos, contribuindo para suas fortes propriedades antineoplásicas. Ademais, a presença das rutinas confere a esse chá propriedades anti-inflamatórias.

Por fim, o matcha caracteriza-se por um valor elevado de rutina, de polifenóis, vitamina C e por seu elevado potencial antioxidante, o mais elevado de todos os tipos de chás!

Canela

A canela é obtida por meio da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, uma planta tropical perene que possui duas variedades principais: Cinnamomum zeylanicum (CZ) e Cinnamomum cássia (CC). São observados vários efeitos benéficos no organismo humano devido a ação dos compostos presentes na canela! 

Na pressão arterial, controle glicêmico e lipídico, a CZ demonstrou um potencial para reduzir a absorção intestinal de glicose pós-prandial, a qual pode inibir a atividade de enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos (α-amilase pancreática e α-glucosidase); estimular a captação celular de glicose pela translocação de membrana de GLUT-4; estimular o metabolismo da glicose e a síntese de glicogênio; inibir a gliconeogênese por efeitos nas principais enzimas reguladoras; e estimular a liberação de insulina e potencializar a insulina em sua ação no receptor; sendo o Cinnamtannin B1 considerado como o potencial composto ativo responsável por esses efeitos.

Ademais, a Cinnamomum cássia tem uma ampla gama de efeitos farmacológicos, incluindo efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, antibacterianos, antivirais, protetores cardiovasculares, citoprotetores, neuroprotetores, imunorreguladores e anti-tirosinase atividade, para os quais tem sido usado na clínica em muitos países.

Gengibre

O gengibre é uma planta medicinalmente utilizada para tratar resfriados, vômitos, dor de estômago, calafrios e tosse há cerca de 2.000 anos. Os efeitos medicinais desencadeados pelo gengibre se dão principalmente pelos seus caules subterrâneos ou rizomas. 

Ademais, seus efeitos no organismo são variados, podendo ser observado no trato gastrointestinal com efeito hepatoprotetor, promissor para inibir a proliferação de variadas células cancerígenas em alguns tipos de câncer, além de estar relacionado aos efeitos benéficos do gengibre na melhora de náuseas e episódios de vômitos relacionadas a gravidez e os induzidos por quimioterapia. 

Cúrcuma

Medicinalmente, afirma-se que a cúrcuma tem sido amplamente utilizada para tratamentos médicos há mais de 2500 anos, principalmente nos países asiáticos!

Ao estudar a curcumina, substância ativa da cúrcuma, a literatura mostra que a estrutura química desta substância polifenólica apresenta propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anti-angiogênicas, propriedades antimutagênicas e antiagregantes plaquetárias.

Nibs

Os grãos de cacau são secos após a colheita, depois fermentados e quebrados para produzir pedaços pequenos e escuros, os nibs de cacau! Ou seja, os nibs são fragmentos das amêndoas de cacau isentos de casca e gérmen, que podem ser torrados ou não.

Nesse sentido, embora pequenos em tamanho, os nibs de cacau são embalados com uma quantidade impressionante de nutrientes, sendo altamente nutritivos e fornecendo uma quantidade impressionante de proteínas, fibras, gorduras saudáveis, minerais e compostos vegetais como flavonoides, que trazem vários benefícios para a saúde. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Barsby, Jacqueline P et al. Nutritional properties of selected superfood extracts and their potential health benefits. PeerJ, vol. 9 e12525. 26 Nov. 2021, doi: 10.7717/peerj.12525

Efraim, Priscilla et al. Review: Polyphenols in cocoa and derivatives: factors of variation and health effects. Brazilian Journal of Food Technology, vol. 14, no. 03, 14 Sept. 2011, pp. 181–201, doi: 10.4260/BJFT2011140300023

Foods Ingredients Brasil. O crescente mercado dos superfoods. Revista-fi, Nº 42 - 2017. 

Jakubczyk, Karolina et al. Antioxidant Properties and Nutritional Composition of Matcha Green Tea. Foods (Basel, Switzerland) vol. 9,4 483. 12 Apr. 2020, doi:10.3390/foods9040483

Kocaadam, Betül, and Nevin Şanlier. Curcumin, an active component of turmeric (Curcuma longa), and its effects on health. Critical reviews in food science and nutrition vol. 57,13 (2017): 2889-2895. doi: 10.1080/10408398.2015.1077195

Zhang, Chunling et al. “Cinnamomum cassia Presl: A Review of Its Traditional Uses, Phytochemistry, Pharmacology and Toxicology.” Molecules (Basel, Switzerland) vol. 24,19 3473. 25 Sep. 2019, doi:10.3390/molecules24193473

Zhang, Mengmeng et al. Ginger (Zingiber officinale Rosc.) and its bioactive components are potential resources for health beneficial agents. Phytotherapy research : PTR vol. 35,2 (2021): 711-742. doi: 10.1002/ptr.6858


ARTIGOS RELACIONADOS:

A canela pode funcionar como termogênico?

5 benefícios da cúrcuma para a saúde

Comentários