As temporadas do ano, também conhecidas como Ritu, são classificadas por diferentes características e expressam diferentes efeitos no corpo e meio ambiente. Com o decorrer das temporadas observam-se mudanças na vida biológica ao nosso redor, com isso, na tradição indiana, as ervas possuem uma qualidade Sattvica, que harmoniza e promove a espiritualidade, acalma a mente e nutre as tendências espirituais.
Da mesma forma que as horas/dia, as estações do ano são caracterizadas por ciclos de vata, pitta e kapha! Para manter uma boa saúde durante as estações é necessária uma harmonia entre os ciclos naturais, ajustando-se continuamente às mudanças no ambiente externo por meio da comida que escolhemos comer, do tipo e da quantidade de exercícios que fazemos e das roupas que vestimos, por exemplo.
Também conhecido como grishma, o verão é uma estação quente, brilhante e intensa, a estação do pitta. Nesse período o calor se acumula no sistema dos indivíduos pitta tornando-os mais suscetíveis às doenças relacionadas ao calor, além de que eles podem tornar-se bastante irritáveis e agitados. A principal recomendação para todos, especialmente para indivíduos cujo prakruti é principalmente pitta, é manter a calma e não permitir que o dosha pitta se agrave.
Segundo o conhecimento médico indiano, a transição das estações do ano é um dos ciclos que mais influenciam a saúde, de modo geral. Desse modo, ritucharya é o nome dado por Ayurveda aos cuidados e alterações com a alimentação e rotina diária, considerando as mudanças das estações do ano (primavera, verão, outono e inverno).
Dicas para o verão
No verão a força individual é menor, por isso, o chá verão traz ingredientes que apresentam sabor doce, para ajudar nesta época do ano, ou seja, se tem uma combinação entre a erva-doce, endro, cardamomo e menta. Assim, se observa mais vitalidade e saúde para o organismo, o que pode auxiliar a aumentar as defesas antioxidantes do corpo e proporcionar sensação de limpeza. Além disso, os sabores refrescantes presentes nele são ótimos para sentir-se energizado. Talvez porque remetem ao alívio que causam nos dias quentes de verão, sendo a menta e a frutas cítricas boas fontes de tal percepção de reenergização.
Por outro lado, no verão, para os indivíduos pitta permanecerem longe do sentimento de raiva é importante que eles se refresquem, evitando alimentos condimentados, esforço excessivo e exposição excessiva ao sol quente. As roupas folgadas são as melhores, pois permitem que o ar passe e resfrie o corpo. Ainda, indica-se o uso de roupas de algodão ou seda, por ser refrescante, leve e permitir que a pele respire. As melhores cores para usar em climas quentes são: branco, cinza, azul, roxo e verde, ao passo que é indicado que se evite o vermelho, laranja, amarelo-escuro e preto, uma vez que absorvem e retêm o calor e agravam o pitta.
Em relação à alimentação, alimentos e bebidas doces, frios, líquidos e gordurosos são benéficos. Boas frutas para esta estação incluem maçãs, peras, melões e ameixas. Na atividade física faça exercícios leves de ioga e meditação silenciosa duas vezes ao dia. Boas posturas para o verão incluem as poses de Peixe, Camelo, Barco, Cobra, Vaca e Palmeira. Indivíduos Pitta não devem fazer poses invertidas, como Headstand e Shoulder Stand, que podem provocar pitta. Outrossim, no verão deve-se desfrutar de florestas, jardins, flores e água fresca.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LAD, Vasant. The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies. ISBN: 978-0-307-81591-0
Prana. Chás Ayurvédicos e Classificação das temporadas. Disponível em: <https://blog.bebaprana.com.br/2022/03/chas-ayurvedicos-e-classificacao-das.html>.
Comentários
Postar um comentário