Ritu é a definição das temporadas do ano em ayurveda, as quais são classificadas por diferentes características e expressam diferentes efeitos no corpo e meio ambiente; e da mesma forma que as horas do dia, as temporadas do ano são caracterizadas por ciclos de vata, pitta e kapha! Assim, Grishma é a palavra sânscrita para verão, uma época que é quente, brilhante e intensa, a estação do pitta. Os rios secam e as plantas parecem sem vida, enquanto a força individual é menor.
Durante o verão, a principal recomendação para todos, especialmente para indivíduos cujo prakruti é principalmente pitta, é manter a calma e não permitir que o dosha pitta se agrave. Essa recomendação é importante, pois no clima quente e úmido o pitta dosha aumenta imensamente no corpo, tornando essa época mais difícil para esses indivíduos. Além disso, eles ficam mais suscetíveis às doenças relacionadas ao calor, bem como podem tornar-se bastante irritáveis e agitados.
Dessa forma, para manter uma boa saúde durante as estações é necessária uma harmonia entre os ciclos naturais, ajustando-se continuamente às mudanças no ambiente externo, e uma das formas de se atingir esse objetivo é por meio da comida que escolhemos comer. Assim existem ervas que são perfeitas para o verão!
Erva-doce
A erva-doce possui um sabor distinto de alcaçuz e é frequentemente usado para adicionar sabor a sobremesas e bebidas. Por seu aroma refrescante, a erva-doce pode ser utilizada para suavizar o pitta durante o verão, bem como também é conhecido por suas poderosas propriedades promotoras da saúde e por atuar como um remédio natural para uma ampla variedade de doenças.
Endro
O endro é utilizado em mais de 50 preparações ayurvédicas, sendo que cada parte desta planta, incluindo raiz, semente e folhas, é rica em vários compostos bioativos. Na medicina ayurvédica essa erva é comumente utilizada para diminuir as irritações abdominais; aliviando as cólicas em bebês e melhorando a digestão. Além disso, a semente é levemente diurética, carminativa, galactagoga e estimulante. Bem como possui um sabor fresco, cítrico, com uma suave tonalidade a erva verde, características que são bem-vindas nas altas temperaturas do verão.
Menta
O mentol, juntamente com a mentona, isomentona e outros compostos, confere o sabor e cheiro de menta a variados alimentos. O mentol, em especial, está incluído como ingrediente em uma variedade de produtos, normalmente com o objetivo de conferir estes sabores refrescantes ou visando intensificar seu sabor.
Cardamomo
O cardamomo é uma especiaria com um sabor intenso e levemente adocicado que algumas pessoas comparam à menta. Originou-se na Índia, mas hoje está disponível em todo o mundo e é usado em receitas doces e salgadas. Na medicina tradicional indiana, as cápsulas de cardamomo são consideradas excelentes digestivas e equilibrantes Kapha, principalmente no estômago e nos pulmões. Além disso, é útil para pacifica vata dosha.
Por último, é importante lembrar que quando combinadas essas ervas compõem o chá verão! Um chá que ajuda a trazer mais vitalidade e saúde para o organismo, pode auxiliar a aumentar as defesas antioxidantes do corpo e proporcionar sensação de limpeza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LAD, Vasant. The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies. ISBN: 978-0-307-81591-0
Kamatou, Guy P P et al. Menthol: a simple monoterpene with remarkable biological properties. Phytochemistry vol. 96 (2013): 15-25. doi: 10.1016/j.phytochem.2013.08.005
Kosalec, Ivan et al. Antifungal activity of fluid extract and essential oil from anise fruits (Pimpinella anisum L., Apiaceae). Acta pharmaceutica (Zagreb, Croatia) vol. 55,4 (2005): 377-85.
Prana. Chás Ayurvédicos e Classificação das temporadas. Disponível em: <https://blog.bebaprana.com.br/2022/03/chas-ayurvedicos-e-classificacao-das.html>.
Shojaii, Asie, and Mehri Abdollahi Fard. Review of Pharmacological Properties and Chemical Constituents of Pimpinella anisum. ISRN pharmaceutics vol. 2012 (2012): 510795. doi: 10.5402/2012/510795
Comentários
Postar um comentário