O Vasanta, também conhecido como primavera, é descrito como a época de floração e origem de novas folhas. Nesse período, a força individual permanece em grau médio, no qual ocorre agravamento de Kapha e Agni permanece no estado de Manda, ou hipo-metabolismo. Desse modo, pode ser observada uma sensação de peso, letargia, má digestão, ausência de fome e inchaço.
Durante o inverno, época que antecede a primavera, observa-se que o Kapha e Ama se acumulam no corpo. Por esse motivo, o início da primavera é visto como uma oportunidade de reequilibrar o Kapha e reduzir a Ama, prevenindo as toxinas e excesso de muco, responsáveis por congestão e alergias.
Em ayurveda, eliminar ou reduzir alimentos Kapha durante a primavera pode ajudar na saúde do intestino e equilibrar a microbiota intestinal. Assim, é importante reduzir o consumo de alimentos gordurosos, bem como utilizar os chás que podem conter especiarias que auxiliam nesse período! Assim, sendo a segunda bebida mais consumida depois da água no mundo, o chá possui propriedades bioativas, como os polifenóis, e quando é relacionado a uma estação do ano, sua composição pode favorecer o restabelecimento da disposição.
Chá Primavera
O chá primavera possui em sua composição: canela, cúrcuma, cravo, gengibre, erva doce, cardamomo, noz moscada, pimenta rosa , pimenta branca e pimenta preta!
A canela, cúrcuma, cravo e gengibre, nessa temporada, tendem a atenuar o Kapha e restabelecer a digestão e disposição. A cúrcuma, tem sido utilizada principalmente para problemas digestivos, como agente cardio, hepato e neuroprotetor, bem como em muitas condições inflamatórias, como artrite, e para melhorar o sistema imunológico. A curcumina, um derivado diarilheptanoide encontrado na cúrcuma, possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas, podendo controlar a obesidade e problemas metabólicos, além de melhorar a memória e distúrbios de humor.
Além disso, a cúrcuma e o gengibre são ricos em compostos fenólicos e podem conferir proteção para diferentes condições de saúde que podem surgir devido ao desequilíbrio dos doshas, como obesidade e distúrbios inflamatórios. Já em relação a canela, na qual é considerada uma especiaria aromática, é rica em compostos bioativos importantes para o equilíbrio do organismo. Além de ser amplamente utilizada na culinária, também apresenta uma ampla atividade farmacológica, incluindo antioxidante, antimicrobiano, anti-inflamatório, anticancerígeno, antidiabético, cicatrizante, ansiolítico e antidepressivo.
Os chás de erva doce, cardamomo e noz moscada, também podem ser grandes aliados na primavera. A erva doce, é composta por flavonoides e vitaminas, substâncias importantes no restabelecimento de Kapha, que atenuam o inchaço e má digestão, bem como cardamomo, especiaria reconhecida por suas propriedades antioxidantes. As atividades da noz moscada, ocorrem devido aos mais diversos fitoquímicos presentes, como ligninas e terpenóides, e é capaz de estimular o apetite. Por fim, a ação da pimenta preta, uma especiaria indiana muito conhecida, está relacionada a sua ação carminativa e diurética, em casos de flatulência e indigestão. Enquanto a pimenta rosa, apresenta atividades anti-inflamatórias e antioxidantes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Akaberi, Maryam et al. Turmeric and Curcumin: From Traditional to Modern Medicine. Advances in experimental medicine and biology, vol. 1291 (2021): 15-39. doi: 10.1007/978-3-030-56153-6_2
Guzzo Silva, Bruno et al. Phytocosmetic Containing Pink Pepper Extracts Obtained by Sustainable Extraction. Chemistry & biodiversity, vol. 19,9 (2022): e202200273. doi: 10.1002/cbdv.202200273
PRANA. Biorritmo. Disponível em: <https://blog.bebaprana.com.br/2022/03/biorritmo.html>.
Singh, Neetu et al. Phytochemical and pharmacological review of Cinnamomum verum J. Presl-a versatile spice used in food and nutrition. Food chemistry, vol. 338 (2021): 127773. doi: 10.1016/j.foodchem.2020.127773
LAD, Vasant. The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies.
Comentários
Postar um comentário