O Ayurveda identifica claramente os ritmos diários e sazonais. Cada dia consiste de uma sequência de períodos que são regidos pelos Doshas. O dia se inicia com um Khapa, no período das 6 às 10h da manhã, seguido do período Pitta, das 10 às 14h, e por fim, o período Vata, das 14 às 18h. O próximo período é regido por Kapha, das 18h às 22h, um Pitta 22h às 2h e, finalmente, o Vata das 2h às 6h.
A medicina moderna também reconhece a importância dos ritmos diários para a sua saúde, e o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foi concedido por pesquisas na base genética dos ritmos biológicos. De bactérias a humanos, quase todas as formas de vida têm um "relógio biológico" interno, que mantém um ritmo de, aproximadamente, 24 horas.
Quando sinais externos de luz e escuridão são introduzidos de forma não natural, o relógio principal se desordena, o que, a longo prazo, compromete a saúde. Trabalhadores noturnos, por exemplo, apresentam maior risco para algumas condições clínicas associadas ao câncer, doenças cardiovasculares, distúrbios digestivos e obesidade, além de doenças psiquiátricas e neurodegenerativas.
Por outro lado, uma das questões de tempo mais importantes para o corpo e o Ayurveda são os horários das refeições, seguindo criteriosamente a sequência de ciclos Dosha. Se alimentar próximo ao horário de dormir, por exemplo, pode dessincronizar o ritmo circadiano de determinadas células intestinais e do fígado, o que pode influenciar negativamente a saúde corporal.
Recomendações Ayurvédicas de dietas específicas em horários específicos podem estar relacionadas aos ritmos sazonais da microbiota intestinal. Durante o inverno diz-se que Kapha e Ama se acumulam no corpo. Por isso, o início da primavera é descrito como o momento ideal para reequilibrar Kapha e reduzir Ama para prevenir toxinas e excesso de muco, responsáveis por criar congestão e alergias. Alimentos que são principalmente de natureza Kapha - pesados, gordurosos e com formação de muco - tendem a aumentar Kapha e Ama. Ayurveda recomenda reduzir ou eliminar alimentos Kapha durante este tempo, o que pode ajudar na saúde do intestino e reequilibrar a microbiota intestinal.
Comentários
Postar um comentário