Existem quatro fatores principais abordados em Ayurveda que afetam a vida de um indivíduo, como o estilo de vida e comportamento, dieta e digestão, estresse e fatores ambientais. Se as ações de um indivíduo estão na direção positiva, Deha Prakriti permanece equilibrada e a saúde é mantida. Se as ações não estão em direção positiva, Deha Prakriti se desequilibra, criando Vikriti, e a doença se manifesta. Todo este processo ocorre através do mecanismo de epigenética, que pode ser revertida.
O conceito ayurvédico de saúde e doença considera a teoria Tridosha como consciencioso para a entidade biológica em um estado de equilíbrio. A estrutura funcional e as dimensões comportamentais do organismo vivo são conceituadas como Doshas, componente humoral, Sharirika, componente somático e Manasika, componente psíquico. Os Doshas fornecem uma racionalização para todas as funções psicobiológicas, pois são elementos bem organizados altamente suscetíveis a desequilíbrio e desordem.
Os três Doshas são Vata, Pitta e Kapha. Vata governa movimento, fluxo e comunicação, incluindo fluxo sanguíneo, batidas do coração e transmissão de impulsos nervosos. Pitta regula a digestão, o metabolismo e a transformação, ao passo que Kapha governa a estrutura do corpo. A localização principal de Vata, de acordo com o Ayurveda, está no cólon, onde se localiza a maior parte da microbiota intestinal. Pitta, responsável por funções de digestão, metabolismo, termorregulação e homeostase energética, encontra-se no intestino médio. Kapha, governando o crescimento e manutenção da estrutura, encontra-se na área do peito. Cada tipo de Dosha exibe seu próprio estilo. Na Ayurveda, uma das primeiras etapas de uma avaliação da saúde é determinar a distribuição dos três Doshas, conhecida como Prakriti, e avaliação do estado de equilíbrio dos Doshas, chamado de Vikriti. Pode-se ter um Vata Prakriti dominante no nascimento, mas no momento do diagnóstico, o desequilíbrio primário pode ser em Pitta devido a algum fator ambiental.
Comentários
Postar um comentário