Elettaria cardamomum é comumente conhecido como cardamomo pequeno, cardamomo verde ou cardamomo verdadeiro, sendo uma especiaria com um sabor intenso e levemente adocicado que algumas pessoas comparam à menta. Originou-se na Índia, mas hoje está disponível em todo o mundo e é usado em receitas doces e salgadas. Os cardamomos são as cápsulas de frutas secas em diferentes gêneros da família Zingiberaceae, no geral suas cápsulas foram utilizadas para aplicações culinárias e medicina tradicional.
As pequenas cápsulas de cardamomo têm sido usadas por muitos anos em ayurveda e antigos médicos gregos e romanos para o tratamento de vários problemas de saúde, os quais incluem a bronquite, asma e constipação, resfriado, tosse, diurético, carminativo, infecções de dentes e gengivas, distúrbios urinários e renais, congestão pulmonar, tuberculose pulmonar e irritação das pálpebras, catarata, náusea, diarréia e distúrbios cardíacos.
Na medicina tradicional indiana, as cápsulas de cardamomo são consideradas excelentes digestivas e equilibrantes Kapha, principalmente no estômago e nos pulmões. Além disso, é útil para pacifica vata dosha. Ademais, as suas sementes são mastigadas para evitar mau hálito, vômitos e indigestão. Já na medicina ayurvédica, as cápsulas de cardamomo têm sido utilizadas em forma de pó, óleos e bebidas medicinais.
Botânica
O cardamomo é uma planta herbácea perene que cresce de 2 a 5 m de altura e com rizomas subterrâneos. Suas cápsulas, ou frutos, amadurecem em média após 120 dias da floração, sendo eles de forma elipsoidais ou quase esféricos, não deiscentes, carnudos e coriáceos quando secos. A cor do fruto é verde e torna-se amarelo dourado ao amadurecer e dependendo do genótipo, cada cápsula contém de 12 a 32 sementes e as sementes maduras, são pretas e cobertas por uma capa mucilaginosa branca. Esta planta pode ser classificada em 3 tipos com base na natureza das panículas, ou seja: Malabar com a panícula prostrada; Misore com a panícula ereta; e Vazhukka com a panícula semi-ereta.
Composição
A composição das cápsulas de cardamomo curado inclui: 68,2% de carboidratos, 10,6% de proteína, 2,4% de gordura e 5,3% de cinzas. Ainda na sua composição são encontrados vários minerais, como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, enxofre e ferro, sendo estes essenciais para as atividades fisiológicas normais do dia-a-dia dos seres humanos. Além desse, as cápsulas de cardamomo que incluem flavonóides, catequina, miricetina, quercetina e kaempferol; e carotenóides, luteína e β-caroteno.
Benefícios
Os benefícios do cardamomo são variados, dentre eles está sua atividade antioxidante. As suas cápsulas e sementes são ricas em substâncias antioxidantes que neutralizam os radicais livres evitando a oxidação de outros componentes. Sendo que, a literatura mostra que as cápsulas de cardamomo têm um nível moderado de propriedades antioxidantes naturais devido à presença de compostos fenólicos, como quercetina, kaempferol e luteolinas.
Além disso, estudos em vitro mostram que o óleo essencial de cápsulas de cardamomo pode desencadear efeitos anticancerígenos por inibir os danos ao DNA adulto pela aflatoxina B1 em uma reação mediada por enzimas microssomais. Isso pode ser devido aos componentes bioativos presentes no óleo essencial que têm potenciais funções anticancerígenas. Em relação aos extratos das cápsulas de cardamomo, a literatura demonstra que essas aumentaram consideravelmente os efeitos citotóxicos das células assassinas naturais e indicaram seu potencial anticancerígeno.
Outrossim, óleo essencial de cardamomo apresentou efeitos antibacterianos robustos contra vários microorganismos de origem alimentar, enquanto o óleo essencial fixo pode desempenhar um papel vital no desenvolvimento de antibióticos seguros e novos na medicina moderna, pois apresenta atividades antibacterianas e antifúngicas de amplo espectro. O que pode ser utilizado para prevenir os danos causados por patógenos transmitidos por alimentos e organismos que deterioram alimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Ashokkumar, Kaliyaperumal et al. Botany, traditional uses, phytochemistry and biological activities of cardamom [Elettaria cardamomum (L.) Maton] - A critical review. Journal of ethnopharmacology, vol. 246 (2020): 112244. doi: 10.1016/j.jep.2019.112244
Comentários
Postar um comentário