Por que incluir shots em sua rotina?

 



Atualmente, a busca por alimentos com propriedades antioxidantes se tornou frequente, enaltecendo a fama dos shots antioxidantes. Isso se deve à promessa de que essas misturas presentes nos shots podem melhorar a imunidade e a saúde do indivíduo. Um dos potenciais benefícios desses shots são os compostos fenólicos presentes nos alimentos que os compõem, pois estes possuírem muitas vezes propriedades antioxidantes e reagem com radicais livres inibindo o estresse oxidativo, sendo uma forma de prevenir a doença, mantendo o sistema imunológico competente para combater micro-organismos invasores.

Por exemplo, o coffee shot é composto por especiarias como a Cúrcuma, a Canela do Ceilão, o Gengibre, a Páprica doce, a Pimenta caiena e o Cardamomo. Que além de possuírem características aromáticas e gustativas apresentam propriedades benéficas à saúde que podem ser utilizadas para enriquecer o café do dia a dia, dando a ele novos sabores, aromas e propriedades. Por outro lado, o shot matinal é uma forma de nutrir o seu corpo logo no início do dia, pois possui uma combinação de quatro especiarias cuidadosamente selecionadas: cúrcuma, gengibre, canela e pimenta caiena.

Especiarias e seus benefícios à saúde

Cúrcuma

A cúrcuma é obtida a partir da Curcuma longa L., uma planta comumente utilizada na culinária para adicionar sabor e cor a vários pratos como o arroz, massas, pratos de carnes vegetais e saladas. Medicinalmente tem sido amplamente utilizada para tratamentos médicos há mais de 2500 anos, principalmente nos países asiáticos.

A curcumina, substância ativa da cúrcuma, apresenta propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anti-angiogênicas, propriedades antimutagênicas e antiagregantes plaquetárias. Assim, apresentando um efeito protetor e preventivo contra várias doenças e isso se deve a sua estrutura polifenólica que consegue modular efetivamente alvos moleculares com um papel na patogênese de muitas doenças.

Gengibre

Zingiber officinale Roscoe, comumente conhecido como gengibre, além de ser um componente importante na culinária, é uma planta medicinalmente utilizada há cerca de 2.000 anos. Sendo que, os efeitos medicinais desencadeados pelo gengibre se dá principalmente pelos seus caules subterrâneos ou rizomas.

Na atualidade o gengibre fresco é utilizado como fitoterápico para o resfriado comum e vômitos, assim como é utilizado como “antiemético de amplo espectro” para o tratamento de náuseas, vômitos em enjoos e gravidez. Além disso, o diarylheptanoids, um componente do gengibre, despertou um interesse nos últimos anos associou-se a uma atividade anti-inflamatória, antioxidante, antitumoral, anti-hepatotóxica e quimiopreventiva. Outrossim, o uso do gengibre está associado a efeitos protetores no sistema gastrointestinal, nervoso e cardiovascular, fígado e rim, além dos efeitos anticancerígenos, antidiabéticos, hipolipemiantes e antiobesidade.

Canela

A canela é um tempero comum usado por diferentes culturas e também como matéria-prima para produtos médicos!

Seus benefícios na saúde humana estão associados aos seus efeitos farmacológicos, que incluem: efeitos anti-tumorais, anti-inflamatórios, analgésicos, antidiabético, antiobesidade, antibacterianos, antivirais, protetores cardiovasculares, citoprotetores, neuroprotetores, imunorreguladores e anti-tirosinase atividade, para os quais tem sido usado na clínica em muitos países.

Pimenta Caiena e Páprica doce

A pimenta caiena é da espécie Capsicum annuum, enquanto a páprica é feita a partir dessa espécie. Estes apresentam em sua composição compostos fenólicos que possuem benefícios para a saúde devido à sua capacidade de eliminar os radicais livres; carotenóides que são uma excelente fonte natural de cor e atuam como antioxidantes, reduzem o estresse oxidativo, previnem e protegem de doenças cardiovasculares, inibem células cancerígenas, degeneração macular e catarata, além de apresentar atividade de provitamina A; e capsaicinóides que são metabólitos secundários responsáveis pelo sabor forte e picante dos frutos da pimenta, bem como estão relacionados a efeitos antioxidante, antiinflamtório, analgesico e antimicrobiano.

Cardamomo

Elettaria cardamomum é comumente conhecido como cardamomo pequeno, cardamomo verde ou cardamomo verdadeiro. Trata-se de uma especiaria com um sabor intenso e levemente adocicado que algumas pessoas comparam à menta. Os cardamomos são as cápsulas de frutas secas em diferentes gêneros da família Zingiberaceae, no geral suas cápsulas foram utilizadas para aplicações culinárias e medicina tradicional.

As pequenas cápsulas de cardamomo têm sido usadas por muitos anos em ayurveda e antigos médicos gregos e romanos para o tratamento de vários problemas de saúde. Seus benefícios são variados, dentre eles está sua atividade antioxidante. As suas cápsulas e sementes são ricas em substâncias antioxidantes que neutralizam os radicais livres evitando a oxidação de outros componentes. A literatura mostra que as cápsulas de cardamomo têm um nível moderado de propriedades antioxidantes naturais devido à presença de compostos fenólicos, como quercetina, kaempferol e luteolinas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Ashokkumar, Kaliyaperumal et al. “Botany, traditional uses, phytochemistry and biological activities of cardamom [Elettaria cardamomum (L.) Maton] - A critical review.” Journal of ethnopharmacology vol. 246 (2020): 112244. doi: 10.1016/j.jep.2019.112244

Hernández-Pérez, Talía et al. “Capsicum annuum (hot pepper): An ancient Latin-American crop with outstanding bioactive compounds and nutraceutical potential. A review.” Comprehensive reviews in food science and food safety vol. 19,6 (2020): 2972-2993. doi: 10.1111/1541-4337.12634

Kocaadam, Betül, and Nevin Şanlier. Curcumin, an active component of turmeric (Curcuma longa), and its effects on health. Critical reviews in food science and nutrition vol. 57,13 (2017): 2889-2895. doi: 10.1080/10408398.2015.1077195

Prana. Shots. Disponível em: <https://www.bebaprana.com.br/superfoods/shots/>.

Silva, N. O. da ., A. P. de Andrade, B. C. Z. . Ramos, e C. M. A. de . Moura e Lima. “Elaboração E análise De Bebidas Antioxidantes E antiinflamatórias a Base De própolis, Gengibre E Cúrcuma”. Conjecturas, vol. 22, nº 9, agosto de 2022, p. 382-01, doi:10.53660/CONJ-1432-AG12.

Zhang, Chunling et al. “Cinnamomum cassia Presl: A Review of Its Traditional Uses, Phytochemistry, Pharmacology and Toxicology.” Molecules (Basel, Switzerland) vol. 24,19 3473. 25 Sep. 2019, doi:10.3390/molecules24193473

Comentários