Os benefícios do chá mate para você

O chá mate é uma bebida de chá de ervas amplamente consumida nos países do sul da América Latina, o qual é feito pela infusão das folhas secas Ilex paraguariensis, uma planta da família Aquifoliaceae. A erva mate não é consumida in natura, pelo contrário ela é processada antes de chegar ao consumidor. Suas folhas frescas passam por várias etapas de processamento antes de estarem prontas para serem embaladas. Isso envolve branqueamento, secagem e, em alguns casos, envelhecimento do chá.

Quando comparado com o chá verde a principal diferença entre ambos está no método de secagem, ou seja, o chá verde é seco principalmente por meio de uma secagem rápida e de alta temperatura ao ar, processo que mantém maiores características das folhas secas, além de desenvolver compostos característicos de sabor e aroma. Por outro lado, o chá mate é seco de forma lenta e muitas vezes com fumaça de lenha, processo que confere características de sabor muito diferentes, contribuindo para mudanças na composição química e na aparência física. Ademais, por possuir vários princípios ativos o chá mate pode trazer vários benefícios para a saúde, como os descritos a seguir. 

Efeitos anticancerígenos

Os mecanismos por trás do efeito anticancerígeno do epigalocatequina galato (EGCG), um composto com alto perfil antioxidante presente no chá mate, podem estar relacionados à inibição da angiogênese tumoral, efeitos antioxidantes e supressão dos processos inflamatórios que contribuem para a transformação, hiperproliferação e início da carcinogênese. 

Estudos mostram que o consumo elevado de EGCG pode reduzir a incidência de câncer colorretal, e isso pode estar associado a inibição de fatores de crescimento tumoral. Ademais, o EGCG também está associado à inibição do crescimento e indução da apoptose de células cancerígenas.

Efeitos anti-inflamatórios

Durante a resposta inflamatória uma preocupação é a formação excessiva de substâncias que promovem a produção de espécies reativas de oxigênio, as quais podem danificar as estruturas celulares de vários órgãos e tecidos do organismo.

Dessa forma, o EGCG associou-se ao alívio das complicações do processo inflamatório que surgem após o uso de circulação extracorpórea para cirurgia cardíaca de grande porte, incluindo lesão e disfunção pulmonar. Ainda, o consumo de bebidas com alto teor de bioativos, como o chá mate, mostrou regular processos inflamatórios atenuando o desenvolvimento da hepatite, por suprimir a expressão gênica e proteica de citocinas inflamatórias.

Melhora da função cognitiva e prevenção de distúrbios neurodegenerativos

Podendo ser considerado como uma intervenção dietética, o consumo de chá verde mostrou-se eficaz na promoção da clareza mental e saúde cognitiva, benefícios os quais estão relacionados principalmente ao EGCG. Ademais, a cafeína é um importante composto presente no chá mate e estudos têm mostrado que seu consumo regular este pode reverter os processos oxidativos e reduzir a neuroinflamação, inibindo indiretamente o envelhecimento cerebral e, assim, manter a função cerebral normal. 

Por outro lado, o consumo de EGCG colaborou para uma melhora a função cognitiva, melhora a sensibilidade à insulina e redução na produção de beta-amilóide no cérebro, reduzindo assim a neuroinflamação e prevenindo neuropatologias associadas doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Heck, C I, and E G de Mejia. “Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): a comprehensive review on chemistry, health implications, and technological considerations.” Journal of food science vol. 72,9 (2007): R138-51. doi: 10.1111/j.1750-3841.2007.00535.x

Kochman, Joanna et al. “Health Benefits and Chemical Composition of Matcha Green Tea: A Review.” Molecules (Basel, Switzerland) vol. 26,1 85. 27 Dec. 2020, doi: 10.3390/molecules26010085

Comentários