Uma das soluções para manter o equilíbrio oxidativo adequado do organismo é a alta oferta de antioxidantes exógenos, com o objetivo de equalizar e prevenir os processos oxidativos, sendo também importante manter um estilo de vida correto, reduzindo fatores indutores de estresse. Nesse sentido, o matcha é um tipo de chá verde japonês em pó do tipo Tencha, comumente consumido no mundo, sendo este particularmente rico em compostos antioxidantes devido à sua forma tradicional de cultivo!
Dessa forma, durante a maior parte do seu tempo de crescimento, a planta que origina o matcha, Camellia Sinensis, é sombreada por tecido de bambu natural. Este método de proteção contra o sol, permite que a planta crie grandes quantidades de compostos bioativos, incluindo clorofila e l-theanine. Sendo assim, os resultados observados por cultivar a planta à sombra antes da colheita são o sabor único e a cor. Além disso, o chá em questão é uma das fontes mais ricas de flavonóides, considerados como fortes antioxidantes.
Conteúdo das Catequinas
A literatura confirma que o alto potencial antioxidante observado nas bebidas à base de chá, se origina do considerável teor de catequinas, um tipo de composto fenólico com efeitos benéficos à saúde humana.
O matcha é escrito como uma importante fonte de catequinas na dieta humana diária, apresentando em sua composição os principais compostos ativos do tipo catequina, que são a epigalocatequina galato (EGCG), epigalocatequina (EGC), epicatequina galato (ECG) e epicatequina. Dessa forma, as catequinas derivadas do chá apresentam uma ótima capacidade antioxidante, por conta da sua capacidade de neutralizar os radicais livres e aumentar a atividade de desintoxicação de enzimas, incluindo glutationa peroxidase, catalase e glutationa redutase.
Conteúdo de cafeína
A cafeína é um componente presente nas bebidas de chá e está associada ao seu sabor distinto e desejável. Além disso, também é um importante antioxidante, a qual neutraliza as espécies reativas de oxigênio e aumenta a atividade das enzimas antioxidantes e os níveis totais de glutationa, bem como apresenta um perfil anti-inflamatório, por inibir a secreção de citocinas pró-inflamatórias. Em doses regulares, o consumo de cafeína pode reduzir o estresse oxidativo persistente, perfil que pode reduzir a incidência de doenças causadas por radicais livres.
Conteúdo de Rutina
A rutina é um composto polifenólico com um perfil antioxidante que possui propriedades antidiabéticas e anti-inflamatórias, assim, prevenindo patologias relacionadas à diabetes.
Por conta da sua ação antioxidante e anti-inflamatória, a rutina se apresenta como potencialmente para prevenir condições de origem inflamatória ou de radicais livres, incluindo condições neurodegenerativas. Além disso, também ajuda a retardar a oxidação da vitamina C, resultando em uma variedade de suplementos disponíveis no mercado contendo uma combinação dos dois constituintes.
Conteúdo de quercetina
A quercetina é um fitoquímico com atividade antioxidante e neuroprotetora. No matcha, o teor de quercetina no extrato aquoso foi de 1,2 mg/ml, composição maior quando comparada com o chá verde tradicional, que apresenta 1,1 mg/ml.
Além disso, a quercetina também está associada a regularização do metabolismo de carboidratos, ou seja, inibiu a absorção de glicose do trato gastrointestinal, regulando a secreção de insulina e melhorando a sensibilidade à insulina nos tecidos.
Conteúdo de vitamina C e Ácidos Fenólicos
A vitamina C é um importante antioxidante exógeno! Por conta das suas propriedades, pode reforçar a defesa imunológica do organismo, sendo um micronutriente essencial para a nutrição humana e deve ser consumida diariamente.
Nas infusões de chá, o matcha contém de 32,12 a 44,8 mg/L de vitamina C, quantidade que depende da temperatura da água utilizada no preparo da infusão e do tipo de chá. Outrossim, analisando a composição do matcha, foi encontrado mais que o dobro da quantidade de vitamina C em comparação com outros chás verdes!
Além disso, os ácidos fenólicos são metabólitos secundários de plantas, sendo caracterizados por alto potencial antioxidante e anti-inflamatório, além de efeitos neuroprotetores e hipoglicemiantes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Jakubczyk, Karolina et al. Antioxidant Properties and Nutritional Composition of Matcha Green Tea. Foods (Basel, Switzerland) vol. 9,4 483. 12 Apr. 2020, doi:10.3390/foods9040483
Kochman, Joanna et al. Health Benefits and Chemical Composition of Matcha Green Tea: A Review. Molecules (Basel, Switzerland) vol. 26,1 85. 27 Dec. 2020, doi:10.3390/molecules26010085
Comentários
Postar um comentário