Qual a relação da Vasanta com a primavera?

 

Vasanta Rtu (Primavera) está relacionada ao processo de reflorescimento da flora terrestre, e nesse período, a natureza é envolvida por encanto e pureza. A Primavera (Vasanta Rtu) é a estação intermediária do Solstício de Verão, sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio, quando a luz solar incide da mesma forma sobre os hemisférios norte e sul, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada).

Vasanta significa "brilhante" ou "Primavera" em sânscrito. Nesse período, as florestas e jardins tornam-se mais atraentes devido à floração das árvores, que ficam cheias de folhas tenras, verdes e frescas, em todas as direções, ecoam os cantos dos pássaros rouxinol e das abelhas. Além disso, a estação primavera, também está ligada ao Kapha dosha, em sânscrito, Kapha significa “aquilo que floresce com a água”. 

Portanto, essa é uma estação que possui em si as qualidades de abundância e de umidade de Kapha, além do calor, gentileza e untuosidade. Entretanto, também guarda em si a letargia (estado de cansaço que envolve diminuição da energia, da capacidade mental e da motivação), principalmente devido ao Kapha acumulado durante o inverno. 

Durante o inverno, há maior consumo de alimentos mais consistentes, consequentemente, após esse período nosso corpo naturalmente anseia por uma alimentação de fácil digestão, sem umidade e sem gordura. Então, nesse momento de transição para a Primavera é o momento de equilibrar Kapha e desintoxicar o organismo, destarte, quando há um grande desequilíbrio, pode levar à baixa imunidade, e é nesse momento que surgem as alergias, os problemas respiratórios, a congestão e as alterações de apetite.

Além de admirar a beleza das flores que a Vasanta traz consigo e adaptar os hábitos de vida à essa estação, também é o momento de dedicar-se um pouco mais a você e sua beleza interior e sentir os benefícios que a energia da natureza nos oferece. Nesse contexto, algumas mudanças e medidas simples já trazem grandes benefícios:

  • Evite comidas pesadas e oleosas;
  • Evite os sabores: azedo, doce e salgado, pois agravam o desequilíbrio Kapha;
  • Diminua o consumo de laticínios (inclusive o Ghee), alimentos fermentados, farinhas e açúcares refinados, pois aumentam a lassidão e a congestão no corpo;
  • Prefira os sabores: amargo, adstringente e picante que ajudam na eliminação do muco acumulado durante o inverno.
  • Consuma mais legumes, verduras e frutas;
  • Utilize de especiarias como: Canela, cardamomo, cúrcuma e gengibre para equilibrar o frio que ainda faz parte da transição entre as estações;
  • Acorde cedo, junto com o sol;
  • Faça exercícios diariamente pela manhã para manter o corpo aquecido e livre de doenças;
  • Pratique o exercício respiratório das narinas alternadas, fisicamente mantém as vias respiratórias livres e promove equilíbrio mental e emocional.

Por fim, para o Ayurveda, nossa saúde está fortemente ligada às variações que acontecem na natureza, como: clima, temperatura, umidade e pressão atmosférica. Desse modo, é importante adaptar as práticas do cotidiano em relação aos períodos sazonais das estações, para manter o equilíbrio do corpo, da mente e da alma e por fim, garantir a vitalidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

HRDAYAM, Ashtanga. Ritucharya - Ayurvedic Seasonal Regim - 3rd Chapter. 

LAD, Vasant. The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies.

Comentários