Manda agni refere-se ao metabolismo lento, associado ao excesso de Kapha. Pessoas que sofrem de manda agni têm o apetite reduzido, além disso, sentem sensação de peso no estômago, no corpo e na mente, especialmente depois de comer ou às vezes até sem se alimentar.
Quando os elementos de Kapha estão desequilibrados, principalmente na primavera, pode ocorrer má digestão, inchaço, letargia, sobrepeso e até obesidade. Também pode causar excesso de salivação, náuseas, vômito, hipertensão, hiperglicemia, diabetes, hipotireoidismo, além da pele fria e úmida e fraqueza generalizada. Além disso, geralmente, essa condição do fogo digestivo (agni) provoca frequentes resfriados, congestão, tosse, alergias, edema e congestão linfática.
No mental e emocional podem causar letargia, tédio, apego, ganância e possessividade, além de sono excessivo e provocar um forte desejo por alimentos secos, quentes e picantes.
Para equilibrar o Manda Agni é preciso pacificar o Kapha, uma vez que este é o mais sensível dos doshas, essa variação é a mais afetada pela dieta e pelos exercícios. Portanto, manter a organização da rotina, de forma pacífica, praticar yoga e pranayamas (técnicas de respiração que ajudam a controlar a energia interna), contribuem para o equilíbrio de comportamentos agravantes para Kapha.
É necessário consumir alimentos leves e de fácil digestão. Portanto, inclua especiarias, que ajudam a acender o fogo digestivo; reduza a utilização de óleo e gordura em sua dieta; prefira bebidas mornas e quentes, além de chás de ervas como gengibre, canela, cardamomo ou cravo, que podem ajudar a eliminar o excesso de Kapha. Por exemplo, o consumo de um pedaço de gengibre em conserva, todos os dias antes do almoço, mantém um Agni forte no Kapha.
Os alimentos devem ser utilizados na quantidade adequada para promover longevidade, equilíbrio dos Doshas e manter o fogo digestivo. Por fim, manter o agni saudável é fundamental para a saúde, pois é ele que promove a digestão física, processa as emoções, supervisiona a inteligência que rege o corpo e empresta à vida seu sabor particular.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Lad, Vasant. Textbook of Ayurveda Volume I: Fundamental Principles of Ayurveda. Albuquerque: The Ayurvedic Press, 2002. Print. 90-92.
Lad, Vasant. Textbook of Ayurveda, Volume II: A Complete Guide to Clinical Assessment. Albuquerque: The Ayurvedic Press, 2006. Print. 191-192, 341.
Comentários
Postar um comentário