A saúde está diretamente interligada com a função gastrointestinal, nesse contexto, a escolha correta dos alimentos e a criação de condições favoráveis para que ocorra o processo da digestão são determinantes para que haja um adequado funcionamento do metabolismo, e consequentemente, manter o corpo saudável, prevenindo a ocorrência de doenças.
Os processos de transformações metabólicas que modernamente chamamos de sistema enzimático e hormonal, no sistema do Ayurveda é chamado de Agni (fogo). Agni controla todos os sistemas fisiológicos incluindo a produção de enzimas, hormônios, sistema imunológico e também a “digestão” das ideias e das experiências vividas através da inteligência emocional.
Existem quatro tipos de Agni, sendo eles:
- Vishama Agni ou metabolismo irregular: esta alteração resulta de um desequilíbrio do Dosha Vata (ar e espaço). Observa-se fome irregular, digestão variável, distensão abdominal, má digestão, gases e constipação. Além disso, pode estar relacionado ao quadro psico-emocional de distúrbio de Vata: ansiedade, insegurança, medo e até insônia.
- Tikshna Agni ou hiper-metabolismo: acontece quando existe desarmonia no Dosha Pitta (fogo e água). Neste quadro o paciente apresenta hiperacidez, azia, gastrite, úlcera péptica, aumento da fome, hipoglicemia, tendência a fezes soltas, náuseas, doenças inflamatórias e distúrbios de pele. Um desequilíbrio psico-emocional de Pitta pode estar associado: irritabilidade, raiva, crítica aumentada, ciúmes exacerbados e agressividade.
- Manda Agni ou hipo-metabolismo: este quadro clínico surge devido ao Dosha Kapha ( terra e água) em desequilíbrio. Observa-se metabolismo lento, má digestão, sensação de peso, ausência de fome, inchaço, letargia, sobrepeso e até obesidade. Pode estar associado ao distúrbio psico-emocional de Kapha: embotamento, sonolência, apego, ganância, possessividade e procrastinação.
- Sama Agni ou metabolismo equilibrado: Quando há uma harmonia no sistema dos Doshas, o Agni torna-se competente e a pessoa apresenta uma digestão, absorção e eliminação em ótimo estado. Sama Agni ou função digestória equilibrada é o objetivo da terapêutica ayurvédica.
Quando Agni se altera, alimentos e emoções “mal digeridos” alteram o adequado aproveitamento, tanto dos nutrientes materiais dos alimentos, quanto das experiências vividas no dia a dia no campo psíquico, criando dessa forma toxinas físicas e mentais responsáveis por todos os transtornos do corpo e da mente.
Embora controlado, principalmente pelo elemento Fogo (Pitta), Agni também é estimulado e transportado pelo princípio do movimento, o elemento Ar (Vata), e deve ser controlado na sua intensidade pelos elementos Água e Terra (Kapha).
- Vata - Representa o movimento no corpo e regula o sistema nervoso e a respiração. Está localizado principalmente no cólon, coxas, quadris, ossos, ouvidos e órgãos do tato.
- Pitta - É responsável pelos processos digestivos e metabólicos e regula todas as transformações bioquímicas do corpo. Está localizado no intestino delgado, estômago (produção de ácido), glândulas sudoríparas e sebáceas, no sangue e na visão.
- Kapha - É responsável pela estrutura e regula a absorção e incorporação dos nutrientes. Está localizado no peito, nariz, garganta, cabeça, pâncreas, estômago (produção de muco), linfa, tecido gorduroso, nariz (olfato) e língua (paladar).
Na transição entre as estações inverno e primavera, é possível observar alterações mais frequentes no dosha Kapha, tendo em vista que são períodos mais frios e úmidos, composto pelos elementos água e terra, dessa forma, há maior ocorrência de Manda Agni ou hipermetabolismo.
Se há excesso de Kapha, o Agni se torna lento e preguiçoso. O indivíduo engorda com facilidade, e mesmo sem comer, sente-se pesado, congestionado, com frio e com tosse. Tem salivação em excesso, perda de apetite, alergias, náusea e vômito com muco. Alguns desenvolvem edema, obesidade, hipertensão e diabetes.
Quando se trata da nutrição é necessário consumir alimentos com aspectos opostos ao Dosha dominante. Assim, no caso do Kapha Dosha é importante consumir alimentos leves, secos e quentes, uma vez que o Kapha Dosha é caracterizado como pesado, úmido e frio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MARINO, Maria Ines; DAMBRY, Wakyria A. Giusti. Ayurveda: o caminho da saúde. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.
ROCHA, Anderson Moreira. A tradição do Ayurveda - 1ª ED, 2010. ISBN : 9788588656321
DEVEZA, Antônio Carlos Ribeiro Silva. Ayurveda – A medicina clássica indiana / Ayurveda – the classical indian medicine. Rev Med (São Paulo). 2013 jul.- set.,92(3):156-65.
Comentários
Postar um comentário