O que é e para que serve a masala?

 

Masala é uma mistura de especiarias característica da índia, a qual também é muito conhecida como garam masala, o que diz a respeito de uma mistura quente de especiarias. Na Índia, essa mistura varia evidentemente de uma região para outra, a qual é feita a partir de uma variedade de especiarias.

Na índia, todas essas especiarias em questão estão ligadas à cultura, tradições e preservação desde o início da história humana. Ademais, essas especiarias em questão possuem várias ações no organismo, sendo uma delas a antioxidante, a qual mostra uma grande potência para inibir os danos nos tecidos e a inflamação causada pelos altos níveis de açúcar no sangue e lipídeos circulantes.

Nesse contexto, podemos dizer ainda que os primeiros registros dessas especiarias foram no Egito antigo e na Ásia, as quais eram utilizadas como medicamentos e conservantes de alimentos, por exemplo. Além disso, o principal uso dessas especiarias na cultura indiana é para melhorar e realçar o sabor dos alimentos. Outrossim, na filosofia ayurvédica, essas especiarias são descritas por possuírem propriedades medicinais, em que estão relacionadas com efeitos anti-trombóticos, anti-ateroscleróticos, hipolipidêmicos, hipoglicêmicos, anti-inflamatórios, e anti-artríticas. Ademais, cada especiaria está associada a um efeito único no organismo. 

Algumas das principais especiarias utilizadas na masala

Pimenta preta

A pimenta preta é amplamente utilizada tanto na culinária ocidental quanto oriental, possui um significativo efeito antioxidante e antibacteriana, o qual ajuda na digestão e na perda de peso. Nesse contexto, esta é considerada a rainha das especiarias, pois obtém maior retorno quando se considera o volume do comércio internacional.

Além disso, também está associada a proteção contra danos oxidativos, inibindo ou extinguindo radicais livres e espécies reativas de oxigênio, da mesma forma que se mostrou eficiente para diminuir a peroxidação lipídica.

Canela

As folhas e as cascas da canela são comumente utilizadas como temperos em alimentos e para produzir óleos essenciais. No geral, estudos mostram efeitos antimicrobianos e antioxidantes. Além de ser utilizada para a perda de apetite, queixas dispépticas, como condições espásticas leves do trato gastrointestinal, inchaço e flatulência.

Ademais, em alguns estudos indianos, a canela é classificada como um medicamento à base de plantas e que possui efeitos cardiovasculares benéficos. 

Gengibre

O gengibre é uma planta medicinal que é utilizada na medicina chinesa, ayurvédica e Tibb-Unani em todo o mundo. Sua aplicabilidade se dá para uma variedade de doenças, não relacionadas entre si, que incluem artrite, reumatismo, entorses, dores musculares, dores de garganta, cãibras, constipação, indigestão e vômitos, por exemplo. 

Ademais, o gengibre também é um agente anti-inflamatório, sendo que o ingrediente ativo do gengibre é o gingerol, um composto que relaxa os vasos sanguíneos, estimula o fluxo sanguíneo e alivia a dor.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Dattatray, S. et al. Garam masala (mixture of spices) for cardiac health: An overview NIL NA NA NA NIL. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.joinsysmed.com/temp/JIndianSysMedicine44211-8259326_225633.pdf>.

Ilyas, M. The spices of India-II. Econ Bot, 32, 239–263. 

Comentários