Existe uma masala ideal para cada pessoa?

Quando falamos do sabor na visão ayurvédica, nos referimos aos seus variados significados, os quais nos ajudam a entender a importância do sabor nessa filosofia. Em sânscrito a palavra sabor possui vários sentidos, em que a sua tradução pode significar “essência”, “seiva”, “apreciação” e “circulação”, ou seja, contemplando todos esses significados quer dizer que o sabor é a essência de um alimento ou planta, bem como se relaciona às propriedades da seiva que nos alimenta, ainda reflete um sentimento e o poder energizante dos sabores. 

Nesse contexto, podemos dizer que as especiarias que compõem as masalas, possuem sabores acentuados, e que, muitas vezes, são utilizadas para o preparo de receitas. Dessa forma, em ayurveda existem seis sabores, sendo eles ácido, doce, amargo, picante, salgado e adstringente, os quais são formados pelos elementos se combinam, dois a dois, para elaborar cada um deles, ou seja, se tem a combinação entre a Terra, Água, Fogo, Ar e Éter. 

O sabor pode ser observado como um ou mais quando colocado na língua, isto é, o primeiro sabor identificado é considerado o sabor primário e os percebidos mais tardiamente, são considerados secundários, que de certa forma são mais suaves. De modo geral, cada sabor pode afetar o nosso corpo de uma forma diferente, ou seja, ele pode trazer benefícios e até mesmo malefícios quando usado em excesso. Assim, em ayurveda precisamos saber qual sabor trará mais benefícios para o nosso organismo, logo qual trará harmonia. Nesse sentido, algumas masalas podem afetar as características dos doshas, existindo, assim, temperos que são indicados para cada um deles.

Masala para cada dosha

Nesse contexto, é válido dizer que os sabores ácidos e salgados diminuem a vata e aumentam kapha, enquanto substâncias que tenham uma predominância do sabor picante, amargo e adstringente diminui kapha e aumenta vata. Ademais, alimentos que têm a predominância ácida, salgada e picante aumentam pitta, ao mesmo tempo que o doce, amargo e adstringente diminuem o mesmo. 

Assim, na hora de preparar sua mistura de especiarias, é importante considerar os sabores delas e como elas vão influenciar os doshas, por exemplo, o cominho atua beneficamente no equilíbrio dos tridoshas (vatta, pitta e kapha), além de ser muito eficaz para os distúrbios pitta e kapha. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Carneiro, M. C. Ayurveda - Saúde E Longevidade Na Tradição Milenar Da Índia. Pensamento, São Paulo, 1 jan - 2014.

Dattatray, S. et al. Garam masala (mixture of spices) for cardiac health: An overview NIL NA NA NA NIL. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.joinsysmed.com/temp/JIndianSysMedicine44211-8259326_225633.pdf>.

Comentários