A filosofia ayurveda baseia-se no fato de que tudo no universo é composto por 5 elementos, inclusive nosso corpo físico, sendo eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. Ainda, esses elementos também expressam a nossa fisiologia por meio dos doshas, também conhecido como humores, ou seja: Vata (Espaço e Ar), Pitta ( Fogo e Água) e Kapha ( Água e Terra). Ademais, quando falamos desses três humores, eles conjuntamente são chamados de “Tridoshas”, o qual controla as funções fisiológicas básicas do nosso corpo, juntamente com os subdoshas.
Os elementos e o que eles significam - terra, água, fogo, ar, éter
Quando essa filosofia se refere aos elementos, eles não estão diretamente ligados ao sentido literal da palavra, mas sim representam os diferentes estados da matéria, assim como os seus atributos. Ainda, no corpo humano, segundo o Ayurveda, todo o organismo é composto por todos os sete elementos, mas apesar disso cada corpo é único, assim terá uma proporção diferente desses alimentos. Nesse sentido, de acordo com a combinação dos elementos temos a formação de corpos e mentes com diferentes constituições, tendências fisiológicas, além das diferentes composições de humor, temperamento, caráter e personalidade.
Em relação ao elemento terra, ele representa a matéria no seu estado sólido, ou seja, manifesta qualidades relacionadas a estabilidade, imobilidade, dureza, peso, massa, opacidade, frio e com uma forma bem definida. Em relação ao corpo humano, ele está presente em estruturas sólidas como nos ossos, músculos, tendões, cartilagens, unhas, pele, cabelos e tecidos.
O elemento água simboliza a matéria em seu estado líquido, expressando qualidades relacionadas a estabilidade, e diferente do elemento terra este tende a ser mais mais voláteis, macios e sem apresentar uma forma definida. Quando aplicado ao corpo humano, este relaciona-se às secreções, sucos digestivos, membranas mucosas, plasma, bem como está associado à base dos fluídos sexuais.
O fogo exprime a energia de calor e luz, o qual manifesta qualidades como o movimento, ignição, leveza e secura. Ademais, no organismo o fogo apresenta-se como parte do metabolismo, por ser fonte de calor, concentrando-se no sistema digestivo, associado, também, ao funcionamento das retinas e os sistemas das enzimas.
Ainda assim, o ar representa a matéria em seu estado gasoso, como o vento ou o movimento. O qual, manifesta qualidades como a instabilidade, inquietude, leveza e sutileza. No corpo humano está presente no movimento dos músculos e nas contrações do estômago, pulmões e intestinos.
Por fim, o elemento éter, também conhecido como espaço ou vácuo, se refere ao local no qual todos os outros elementos repouso, enquanto no corpo humano se refere aos espaços presente nele, ou seja, espaços como a cavidades da boca, nariz, trato gastrointestinal, trato respiratório, abdome, tórax e vasos.
Formação dos doshas - vata, pitta e kapha
Primeiramente o dosha vata deriva do radical va, o qual significa movimento e sensação de estímulo, o qual é formado pela junção dos elementos éter e ar. Assim, o vata é responsável por todos os movimentos e percepção de sensações do corpo humano. Dessa forma, a principal função do vata consiste em governar todas as formas de movimento e circulação, como a respiração e a circulação sanguínea. Além disso, esse dosha é considerado o mais importante da tríade tridosha, pois este controla o funcionamento de todos os outros.
Em segundo, o dosha pitta está relacionado a mediação de várias funções dentro do corpo, como produzir calor, digerir e metabolizar, com o auxílio de enzimas. Ainda, esse dosha é composto pelos elementos fogo e água, assim sua responsabilidade é de orientar todas as transformações que ocorrem no processo vital, todas as fases de digestão, assim como do metabolismo que ocorre na fisiologia.
Por fim, o dosha kapha auxilia na coesão e adesão dos diferentes órgãos do corpo, sendo que suas principais funções giram em torno de administrar toda a estrutura física do organismo. Nesse sentido, o dosha em questão é composto pelos elementos água e terra.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CARNEIRO, D. M. Ayurveda - Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia. Editora Pensamento, São Paulo.
ELIAS, M. T,. Ayurveda: a teoria dos humores corporais, seus desequilíbrios e formas de tratamentos. In: VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara (Org.). Anais. 19º CONGRESSO BRASILEIRO e 3ª CONVEÇÃO BRASILLATINOMÉRICA DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. Curitiba/PR. Centro Reichiano, 2014.
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