Você já parou para pensar no funcionamento do seu corpo? Já se deu conta que você não precisa realizar nenhum esforço consciente para que ele mantenha-se vivo e funcionante? É claro que existe uma fisiologia bastante complexa por trás da atividade incessante das nossas células e órgãos, que envolve uma série de sinais emitidos do nosso cérebro, sem que seja necessário que estejamos enviando, de maneira consciente e constante, o comando para que continuem exercendo suas funções. Mas existe também uma forma de energia, mais sutil, que sustenta a vida. Sustenta o equilíbrio entre corpo e mente. E garante para os corpos físico, mental e emocional o suporte energético necessário para que você sinta-se VIVO, muito além de estar simplesmente existindo.
Não existe uma definição exata para a energia vital. Dependendo em qual tradição formos buscar a resposta - Ayurvédica, espiritismo, ou qualquer outra crença que envolva a espiritualidade como ponto chave, tendo em vista que esse conceito envolve uma noção de multidimensionalidade do ser -, vão haver algumas diferenças pontuais. As tradições milenares indianas, por exemplo, chamam o que entendemos como energia vital, que permeia tudo que vive e que é absorvida para o corpo através, principalmente, da respiração, de PRANA. Uma forma geral de entender esse conceito é pensar como
o fluxo
de energia que circula pelo corpo, trazendo sensação de vitalidade, bem estar e
equilíbrio, além de ressaltar um sentimento de conexão com a natureza, consigo
mesmo e com todos ao seu redor.
Você já ouviu falar que “tudo é energia” e que “a energia não se cria, apenas se transforma”? Tendo esses conceitos em mente, podemos compreender que a energia vital está disponível na natureza para que possamos acessá-la - no Sol, no ar, nos alimentos naturais, na terra, nas plantas e árvores, nos animais e em tudo aquilo que está vivo. Nos nutrimos dessa energia a partir do contato com essas fontes. E temos a capacidade de expandi-la dentro de nós se cultivamos uma rotina que não cause desgaste excessivo (pois, nesse caso, a energia vital acaba sendo completamente direcionada para atender as demandas necessárias) e se proporcionamos um ambiente adequado para que ela se fortaleça, ou seja, um corpo com saúde física, mental e emocional.
A energia vital, ou Chi/Ki, flui através de tudo que existe e que tem vida. É imaterial e onipresente. Pode ser canalizada para o corpo por meio dos chakras, pontos de entrada energética que conectam-se entre si e com vários pontos no organismo através dos meridianos, ou Nadis. A energia vital também pode ser manipulada no nosso organismo, para desbloquear os fluxos que, quando impedidos de circular, causam o adoecimento dos corpos físico e mental.
Quando nutrimos a nossa energia vital e ela tem o caminho livre para fluir em nosso ser, é quando sentimo-nos renovados, preparados e cheios de disposição para viver ao máximo toda e qualquer experiência que nos é proporcionada nessa existência.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Clínica de
Ayurveda. Prana, Tejas e Ojas - As três essências da natureza. Disponível em:
<https://ayurveda.com.br/prana-tejas-e-ojas-as-tres-essencias-da-natureza/>
Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki. Qi, Chi, Ki, Prana ou Energia? Disponível em: <https://ametereiki.com.br/qi-chi-ki-prana-ou-energia/>
Comentários
Postar um comentário