Energize o seu ambiente de trabalho

 

Você já deve ter ouvido dizer por aí que as 5 pessoas que mais convivemos - ou acompanhamos nas redes sociais - acabam influenciando muito nosso jeito de ser no dia a dia, de viver a vida e encarar o que nos acontece. Mas se tem algo que influencia ainda mais a nossa maneira de levar a rotina, esse “algo” é o ambiente em que estamos. Você já conseguiu perceber que quando estamos em lugar constantemente bagunçado, no qual não dá nem para encontrar uma caneta ou um papel importante, temos a tendência de ficar mais estressados, impacientes e fatigados? E tudo isso (estresse, impaciência e fadiga) é caminho certo para o bloqueio da criatividade, fluidez e disposição.

Além de um lugar organizado, um ambiente de trabalho energizado pode fazer toda a diferença na sua produtividade diária e na qualidade daquilo que está fazendo. E mesmo para os mais céticos, quando falamos em energia, não estamos falando apenas de coisas que necessariamente remetem à espiritualidade: aromas, por exemplo, atuam fisiologicamente no nosso corpo melhorando foco, concentração, criatividade e, consequentemente, produtividade.

Então, vamos começar por eles: pelos aromas, cheiros que podemos empregar no nosso ambiente de trabalho para potencializar nossos resultados. A aromaterapia é um tipo de prática integrativa que utiliza óleos essenciais para uma diversidade de objetivos. Os óleos essenciais são óleos aromáticos altamente concentrados, de origem vegetal, que possuem compostos bioativos que podem alterar o funcionamento do sistema nervoso ao serem inalados. Quando pensamos em energizar o local em que trabalhamos, é indicado o uso de um difusor, com preferência pelas fragrâncias mais refrescantes e cítricas, como de tea tree, laranja doce, limão siciliano, lemongrass e alecrim. Outra forma de energização a partir de aromas é com o uso de incensos, seguindo a mesma linha de escolha para os cheirinhos.

E tem coisa mais cheia de energia do que os cristais? Muito mais do que “pedras”, os cristais carregam um enorme campo eletromagnético, devido às suas características físicas e químicas. Dessa forma, são capazes de atuar sobre a energia de pessoas e locais, trazendo mais equilíbrio e harmonia. Uma vez que você adquire um cristal, é necessário energizá-lo com algum elemento da natureza (você pode deixá-lo exposto ao sol, ou então à luz da lua durante a noite, ou, ainda, colocá-lo em contato com a terra) para ativar toda a sua potência. Uma vez “ativado”, os cristais são grandes fontes de energização positiva para o ambiente e podemos, inclusive, criar intenções para que a “pedra” seja fonte de algo mais específico (como concentração, foco, energia criativa e etc).

Outra ideia interessante para quem quer energizar o ambiente de trabalho é criar um moodboard: coloque imagens, frases, fotos que sejam fonte de inspiração para a sua produção diária. Você pode usar ainda elementos que representam conquistas que você deseja alcançar, para servir como estímulo.

E por aí, como você vai energizar seu local de trabalho?

Comentários