Os óleos essenciais são a ferramenta principal da aromaterapia. Se você ainda não ouviu falar ou só conhece o nome, quando falamos de óleos essenciais estamos falando de óleos aromáticos altamente concentrados, de origem vegetal, que podem ser extraídos de diferentes formas, a depender da matéria prima utilizada. Várias partes das plantas podem ser empregadas para produzir esses óleos, e algumas vezes, a substância principal do óleo é tão rara, e presente em mínima quantidade na planta ou erva, que podem ser necessárias toneladas da matéria prima para se obter apenas alguns frascos de óleo essencial. De qualquer forma, a origem dos óleos é sempre a natureza, e se a natureza é a principal fonte de energia vital para o nosso corpo, esses óleos concentrados são uma verdadeira abundância de compostos que podem elevar a nossa energia.
A aromaterapia é um tipo de prática integrativa que pode ser utilizada para diversos fins. A erva ou planta de origem vai imprimir diferentes propriedades terapêuticas ao óleo, e isso pode ser utilizado a favor da saúde, de uma forma natural e não invasiva, o que explica muito da fama que essa prática tem ganhado nos tempos recentes, ao redor de todo o mundo.
Atualmente, existe óleo essencial recomendado para uma infinidade de coisas: melhorar concentração e foco, atuar como estimulante ou auxiliar na indução da meditação, relaxamento e sono, e tem até indicações para auxiliar no tratamento de dores, problemas respiratórios e outras condições metabólicas (mas nesses casos, estamos falando da aromaterapia clínica, que é um tratamento de suporte, complementar e só pode ser indicado por profissional médico com especialização na área).
E nas suas infinidades de potencialidades, os óleos essenciais podem ser grandes aliados na hora de dar um up na energia pela manhã. Os aromas refrescantes e que trazem sensação de calor para o corpo são a pedida certa quando precisamos nos energizar. O óleo de tea tree costuma ser muito utilizado com o propósito de potencializar a concentração, mas um outro uso muito comum é antes de treinar, porque também possui um importante efeito estimulante.
A união dos aromas da laranja doce, limão siciliano, lemongrass e alecrim resulta em um blend que é o investimento certo para aqueles que desejam proporcionar mais energia vital através da aromaterapia. O aroma cítrico combinado com a sinergia dos compostos bioativos das diferentes matérias primas causa quase que instantaneamente a sensação de disposição e vitalidade que precisamos para dar o start inicial no dia.
Não importa o tipo escolhido: nenhum deve ser ingerido. A recomendação de uso é em difusores, o que auxilia não só no seu próprio despertar, mas também cria uma atmosfera local de vibração mais elevada! Outra possibilidade é utilizar o roll on em pontos específicos (como pulsos ou nuca) ou, ainda, pingar algumas gotinhas na palma da mão, esfregar bem e fazer de 3 - 5 inalações profundas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Cooke, B., & Ernst, E. (2000). Aromatherapy: a systematic review. The British journal of general practice : the journal of the Royal College of General Practitioners, 50(455), 493–496.
Comentários
Postar um comentário