Uma das principais formas de
renovar a energia vital é a partir da natureza: no contato da pele com o sol;
com a respiração profunda que enche o corpo de ar, de Prana; através do toque
dos pés na terra, energizando todo o corpo com a força energética que existe no
solo. Essa mesma força energética do sol, do ar, da terra e da água pode estar
presente também naquilo que nos alimentamos e que vem do solo fértil. Mas para
que isso seja verdade, precisamos nos nutrir com VIDA!
Frutas e vegetais orgânicos são a principal fonte de prana da alimentação. Por não estarem expostos à uma carga excessiva de agrotóxicos e pesticidas, crescem e se desenvolvem a partir da nutrição que encontram na Terra, e essa nutrição é resultado da ação do sol, água e ar na terra. Desenvolvem mecanismos próprios de proteção que, no nosso corpo servem como compostos bioativos que melhoram o funcionamento das nossas células e nos trazem mais saúde. Além de preferir os orgânicos, estar atento à sazonalidade dos alimentos também é importante para garantir que cresceram exatamente no seu tempo, na sua época, na sua estação, mais puros e repletos de energia vital que captam dos elementos da natureza.
Outro ponto importante é o consumo adequado de água. O corpo humano é composto em sua maioria por água, e sem seu componente principal, todo seu funcionamento fica comprometido, perde a qualidade. Um corpo físico sem saúde não é capaz de sustentar a energia vital, e por isso, tudo que pudermos fazer para garantir que esteja em seu pleno potencial de ação é necessário.
Além de priorizar a alimentação com alimentos in natura, com a tal comida de verdade, também é importante evitar o excesso de açúcares, gorduras saturadas, sódio e calorias vazias, que deixam o corpo físico mais denso, abaixando sua vibração e sua energia. As preparações ricas nesses componentes - como os fast food e produtos industrializados - exigem muito do nosso metabolismo e o nosso corpo tem um limite, certo? Essa demanda tão alta, de maneira constante, é o que acaba levando ao desgaste do corpo e tirando a sua vitalidade.
O consumo excessivo de álcool é outro hábito relacionado à alimentação que deve ser evitado. As bebidas alcoólicas são consideradas um elemento que é capaz de diminuir a vibração do corpo, nos levando para uma frequência inferior àquela da vitalidade e da plenitude, deixando assim, o organismo, a mente e as emoções muito mais vulneráveis.
Considerando essas questões no dia a dia, entendemos que é possível usar a nossa alimentação como uma importante fonte de energia vital se basearmos nossas refeições em alimentos naturais, vindos diretamente da natureza sem passar por processamentos industriais, e preferindo, sempre que possível, os de origem orgânica. Encaixam-se nesse grupo também as especiarias e temperos naturais, que trazem mais sabor para as preparações e afetam positivamente o metabolismo, trazendo mais energia e sensação de bem estar.
É importante evitar os excessos alimentares, especialmente daqueles produtos ricos em açúcares, sódio e gorduras e moderar o consumo de álcool para uma frequência (e quantidade) social.
Comentários
Postar um comentário