A rotina noturna pode te ajudar a poupar energia vital!

 


A noite é o momento em que os animais se recolhem para os seus esconderijos, as plantas murcham levemente, o ar esfria e o corpo humano pede descanso. A nossa própria constituição biológica, que foi herdada dos anos de evolução, funciona para que no momento em que está escuro lá fora, todo o nosso organismo esteja no modo off: os hormônios secretados, a temperatura corporal, os neurotransmissores predominantes - tudo que está acontecendo predispõem o descanso.

Com isso, podemos dizer que a noite, acompanhada de um sono adequado, é um momento estratégico para renovar a energia vital. É lógico então pensar que depois de um período de de re-energização, o momento que se segue - ou seja, o dia seguinte - chega com muito mais disposição, certo? Mas um sono de qualidade começa antes mesmo de se deitar na cama e fechar os olhos: é preciso se preparar para ele. E quando essa preparação vira uma rotina estabelecida, pode ter certeza que há uma garantia maior de dias seguintes iniciados da melhor maneira possível!

E como estabelecer uma rotina da noite que vai refletir positivamente no dia seguinte? O segredo é adotar hábitos conhecidos como “higiene do sono”. É como se você estivesse “limpando” tudo que poderia atrapalhar a qualidade do seu sono, deixando a casa arrumadinha para dormir bem.

Não existe uma rotina perfeita. Cada um deve adequar à sua realidade e possibilidades. Mas vamos deixar aqui algumas atitudes que caracterizam a prática da higiene do sono, e tente criar a sua própria rotina, adicionando o máximo de hábitos possíveis!

  • Assim que o dia escurecer lá fora, busque reduzir a sua exposição à luz, principalmente a de cor branca e azul. Como fazer isso? Tenha luminárias que estejam em um nível mais baixo que os olhos e com lâmpadas amarelas: durante a noite, deixe com que elas sejam a iluminação da casa. Também é importante reduzir a exposição a eletrônicos (TV, celular, computador, videogames). Como muitas pessoas trabalham com o celular e computador, uma possibilidade é ativar o modo noturno, que reduz a intensidade das luzes branca e azul, imprimindo tons mais amarelados na tela;
  • Inclua hábitos que mantenham seu corpo aquecido: um banho quente, refeições mais quentinhas e chás são pedidas perfeitas para esse momento que a temperatura do corpo, naturalmente, cai. Esses artifícios que ajudam a aumentar o calor corporal ajudam na qualidade do sono. No caso do chá, você ainda pode potencializar o efeito se optar por um tipo com propriedades calmantes e sedativas, como a lavanda;
  • E falando em lavanda, a aromaterapia também pode fazer parte da sua rotina noturna: use difusores no ambiente com aromas que possuem potencial de ativar mecanismos que ajudam no relaxamento. Esse tipo de ação melhora tanto a indução como a manutenção do sono durante toda a noite;
  • Evite ingerir muitos líquidos antes de dormir (deixe a maior parte da água do dia para os momentos claros e durante a noite, um copo de água e uma xícara de chá podem ser o suficiente). Isso é muito importante para que você não fique acordando durante a noite para ir ao banheiro, pois “picar” o sono reduz bastante a sua qualidade;
  • Se possível, leia um livro ou escute uma música mais relaxante antes de dormir. Existem, nas plataformas de vídeo e áudio, várias frequências disponíveis que ajudam na indução do sono. Conteúdos muito densos e turbilhão de informações logo antes de fechar os olhos podem agitar os sonhos e atrapalhar o sono.

Você consegue identificar se já realiza algum desses hábitos de “limpeza” do corpo e mente para melhores noites de sono? Talvez seja hora de melhorar a sua rotina noturna para garantir dias com mais disposição, energia e vitalidade!

Comentários