Provavelmente você deve estar pensando que vamos falar sobre: ter uma alimentação equilibrada e escolher alimentos naturais e orgânicos para se nutrir; praticar atividade física regularmente e ter um sono de qualidade. Realmente, esses são 3 hábitos primordiais para todos aqueles que desejam ter uma vida mais saudável e um corpo que funcione com mais vitalidade, permitindo experiências mais prazerosas ao longo de sua existência. Podemos até dizer que são a base de tudo, pilares que devem ser inegociáveis na rotina. Mas sabemos que torná-los consistentes demanda um considerável esforço e começar com hábitos “mais simples” pode ser o pontapé inicial para criar o caminho para essa base sólida.
Que tal começar se expondo mais ao sol? A recomendação de tomar banhos de sol com mais frequência é feita por diversas sociedades e entidades médicas ao redor do mundo, pois essa é a principal forma de aumentarmos os estoques de vitamina D. Essa vitamina, na verdade, funciona como um hormônio, atuando em diferentes órgãos e estimulando funções vitais para o organismo. Muito mais do que ser importante para a saúde óssea, a vitamina D têm papéis fundamentais na imunidade, no desenvolvimento muscular e no metabolismo corporal como um todo. O tempo de exposição depende do tom de pele (quanto mais escura, mais tempo é necessário para a síntese adequada da vitamina), e é sempre importante manter a pele do rosto constantemente protegida, assim como renovar a proteção solar em todo o corpo.
Além disso, o “astro rei”, como é conhecido em muitas culturas, têm uma importância simbólica para diferentes povos por ser fonte de energia, poder e força de ação. Faça o teste: quando estiver se sentindo desanimado(a), sem força de vontade ou inspiração, vá atrás do sol. Feche os olhos e vire o rosto em sua direção. Deixe o calor aquecer seu corpo e aumentar a vibração das suas células. Esse simples hábito tem um poder enorme, principalmente se "olharmos" para o sol ao acordar. A luz é o principal estímulo para tirar o nosso organismo do estado de descanso e entrar na vigília, no alerta, no modus operandi.
Um segundo hábito, igualmente simples e poderoso, é a inclusão de chás, entre 1 - 2 xícaras, diariamente. Os chás são bebidas milenares, e, principalmente nas tradições orientais, o seu uso terapêutico sempre esteve à frente do uso de medicamentos e outros tratamentos convencionais. A ideia aqui não é incentivar a utilização de chás como medicamentos nem para fins milagrosos, mas aproveitar da riqueza de compostos bioativos que carregam e que possuem efeitos positivos no organismo. Para que seja benéfico, o consumo deve sempre ser variado, com ervas e plantas seguras e em doses moderadas. Desconfie de qualquer alegação de “milagre” que um chá possa fazer por você, e faça a inclusão destes para aproveitar as pequenas doses de saúde que eles podem te oferecer.
Não podemos nos esquecer que somos seres multidimensionais e que o bem estar e a saúde vão além do campo físico. Trabalhar nossa mente e emoções também é primordial se queremos ser saudáveis. Uma maneira gostosa, enriquecedora e fácil de fazer isso é incluindo alguns minutos de leitura diária. Você pode variar entre contos, literaturas motivacionais e técnicas. O importante é estar sempre exercitando sua mente, aumentando seus horizontes e potencializando sua habilidade cognitiva, além de criar um momento em que você aprecia sua própria calma e companhia em meio à rotina corrida do dia a dia.
Comentários
Postar um comentário