Você já deve ter visto por aí recomendações de chás para cada momento do seu dia, visando aumentar sua produtividade e vitalidade, melhorar a detoxificação natural do seu corpo, garantir um descanso de qualidade… Mas, existe uma outra alternativa de produto natural que consiste em uma estratégia não invasiva e não tóxica - se utilizado da maneira correta - para potencializar o funcionamento do organismo ao longo do dia. Os óleos essenciais! Trata-se de óleos aromáticos altamente concentrados, de origem vegetal, que podem ser extraídos a partir de diferentes procedimentos, de acordo com a planta que lhe dá origem.
São inúmeros aromas e as alegações de uso são diversas também: tem óleo essencial recomendado para aumentar a concentração, potencializar o foco, dar aquela despertada, auxiliar na indução da meditação e do relaxamento e até auxiliar no tratamento de dores e condições metabólicas. Essas diversas possibilidades se devem ao fato de que cada planta utilizada possui compostos voláteis diferentes e que podem atuar no nosso corpo quando inalados.
Dependendo do tipo, existe um jeito mais adequado de usar: alguns são interessantes de serem diretamente inalados da palma da mão; outros funcionam melhor se utilizados em um difusor no ambiente; tem ainda aqueles que podemos usar em pontos específicos, como o pulso e o pescoço, para manter seu aroma constante; e, principalmente no caso dos que são relaxantes, pingar algumas gotinhas no travesseiro antes de dormir possibilita uma noite de sono mais tranquila.
E, assim como os chás, alguns diferentes tipos podem ser mais eficientes se utilizados no momento mais apropriado do dia:
- Pela manhã, depois de “olhar” para o sol e dar o start inicial para as suas células começarem a funcionar, que tal um estímulo extra com um aroma natural? O óleo essencial de alecrim, de natureza refrescante, é muito conhecido pela propriedade estimulante. E o mais interessante é que, diferentemente de outros métodos utilizados para “acordar”, como a cafeína, não causa taquicardia e se utilizado corretamente (pingar 2 - 3 gotas nas mãos, esfregar bem e fazer inalações profundas OU usar algumas gotas em difusor), sem ingestão, não possui efeitos colaterais.
- Durante a tarde, depois de já ter realizado muitas tarefas e compromissos, a disposição pode cair, a energia criativa parece se esvair e, mesmo assim, ainda há muito a ser feito. Se identificou? Então aposte no óleo essencial de laranja doce nesse horário. Conhecido por diminuir a sensação de desânimo e estimular a criatividade, pode ser utilizado da mesma maneira que o de alecrim/tea tree, ou ainda, na sua forma roll on, pode ser colocado na região dos pulsos e nuca.
- Já à noite, as palavras de ordem são relaxamento e descanso. E um dos óleos essenciais mais conhecidos atualmente é o que se encaixa perfeitamente nesse horário: o de lavanda francesa. Além de proporcionar relaxamento físico e mental, auxilia na indução do sono devido ao seu efeito sedativo. Pode ser colocado em difusor no ambiente ou diretamente no travesseiro. Não é recomendada a ingestão, assim como os demais óleos aqui citados.
Assim como os chás, os óleos essenciais também podem ser utilizados isolados ou na forma de blends, com combinação de diferentes aromas, atuando de forma sinérgica para o despertar, relaxar, aumento de disposição…Se você ainda não conhece, ou nunca utilizou, vale a pena dar uma chance para esses produtos, que já são utilizados desde tempo antigos, e que fazem uso do poder da natureza para melhorar o nosso próprio funcionamento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Manion, C. R., & Widder, R. M. (2017). Essentials of essential oils. American Journal of Health-System Pharmacy, 74(9), e153–e162. doi:10.2146/ajhp151043
Comentários
Postar um comentário