Nada como começar o dia com o pé direito e ter, logo cedo, a sensação de que tudo vai acontecer da melhor maneira possível nas horas que se seguem. Não é sempre que acordamos com esse sentimento, mas é possível fazer com que as suas manhãs sempre carreguem-se com essa energia. A criação de um ritual matinal pode ser a atitude que faltava para você iniciar os seus dias com mais otimismo, plenitude e disposição.
A primeira coisa que devemos fazer quando acordamos, sempre que possível, é olhar em direção ao sol, ou à claridade em geral. Claro que isso deve ser feito respeitando os limites individuais de cada um, aos poucos, mas dar esse estímulo luminoso é o start necessário para que o nosso relógio interno entenda que estamos saindo do período de sono e entrando no de vigília, e que a atividade das nossas células precisa estar de acordo com esse novo estado. Assim, por exemplo, cessa a produção de melatonina - que só é produzida no escuro pois ela está associada à indução, manutenção e qualidade do sono - e começa a síntese de hormônios que vão dar sustentação para que o corpo fique desperto e preparado para realizar as atividades metabólicas necessárias. É como se estivéssemos avisando para o nosso corpo: “Se prepara porque agora vai ter alimentação, exercício, trabalho, estudo e você precisa estar pronto para produzir a energia adequada para isso!”
Depois de dar esse primeiro estímulo, é importante hidratar o corpo. Durante a noite, as trocas gasosas da respiração, assim como outros processos do metabolismo fazem uso de água, e como ao longo do período noturno não é feita a reposição hídrica, o corpo acorda com um certo nível de desidratação. Além disso, o primeiro copo de água auxilia a estimular o movimento do intestino, que vai ser importante para receber o alimento do café da manhã e garantir uma evacuação adequada.
Uma dica importante é evitar pegar o celular logo cedo. Assim que abrimos as redes sociais ou qualquer outro meio de informação, inundamos nossa mente com um turbilhão de informações e ela ainda nem está preparada para isso. Esse hábito pode gerar ansiedade ou acelerar a fadiga, reduzindo a eficiência dos nossos processos cognitivos ao longo do dia. Incluir práticas de meditação e/ou alguns minutos de leitura ajudam a mente a se centrar, acalmar e receber as informações de maneira mais consciente.
Na hora de nutrir o corpo, vale começar o dia com um shot ou chá. Ambos podem ser importantes fontes de compostos antioxidantes e anti inflamatórios, que ajudam a reparar as nossas células do trabalho noturno, assim como prepará-las para a produção de energia do dia que se inicia. Uma sugestão para deixar o shot mais nutritivo, além dos ingredientes básicos que geralmente são usadas (gengibre, cúrcuma e pimenta) é experimentar o uso de massalas com blends de ervas e especiarias, que oferecem ainda mais compostos bioativos para ativar o funcionamento pleno do corpo.
E é claro, um café da manhã de qualidade não pode faltar! Fazer uma primeira refeição equilibrada em nutrientes prepara o organismo e até o nosso cérebro para manter uma alimentação mais saudável ao longo do dia. A presença de frutas, uma boa fonte de carboidratos integrais, proteínas - ovos, suplementos proteicos, queijo, iogurtes - e gorduras de qualidade garantem uma oferta nutricional completa e que ajuda a regular os hormônios de fome e saciedade, garantindo um maior controle alimentar ao longo do dia.
Comentários
Postar um comentário