Nutrientes essenciais para a saúde do seu cabelo!


O cabelo é um anexo do corpo que está muito associado ao sentimento de auto estima e quando não se encontra com um aspecto saudável, é muito comum buscar tratamentos para melhorar sua aparência. Apesar de serem válidos, é importante ter em mente que um cabelo saudável se faz de dentro para fora, e que existe uma demanda grande de nutrientes para que os folículos capilares, que são estruturas bastante dinâmicas, possam suportar o crescimento dos fios com qualidade e beleza.

Quando a alimentação não é suficiente para as demandas individuais, o cabelo deixa de ser um local para onde os nutrientes são entregues. Isso porque o corpo está muito mais “preocupado” em manter o funcionamento de órgãos que são vitais para a sobrevivência, e manter a saúde do cabelo não é exatamente uma prioridade do nosso organismo. Por isso, é importante garantir um aporte adequado de energia e nutrientes que possa tanto satisfazer as atividades vitais, quanto ser suficiente para manter os processos de diferenciação celular e crescimento dos folículos e fios capilares.

Como as vitaminas do complexo B tem uma importância significativa na produção de energia, todas acabam tendo certa relevância para a saúde do cabelo. Mas a biotina e a vitamina B12 possuem atuações especiais nos folículos que fazem com que se destaquem nesse grupo. Essa é a razão para que uma grande maioria de suplementos utilizados para estimular o crescimento capilar se baseiam nessas vitaminas, mas os efeitos de melhora na velocidade de crescimento só acontecem naqueles que possuem deficiência desses nutrientes, ou seja, quem já tem estoques ou ingestão suficiente não tem ganhos extras. O mais interessante é, então, garantir uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, pois são ricos em quase todas essas vitaminas, com exceção da B12, que tem as principais fontes de origem animal. 

O ferro, zinco e selênio são minerais que apresentam papel fundamental no crescimento e qualidade dos fios. Em locais onde as células passam por muitos processos de divisão celular, como é o caso dos folículos capilares, o ferro é fundamental. Na sua ausência, é muito comum que aconteça queda de cabelo, pois os processos necessários para o seu fortalecimento ficam impedidos. Daí a importância de possuir um consumo adequado de feijões, carnes, sementes e vegetais verde escuro para garantir um cabelo saudável.

O selênio e o zinco possuem ação antioxidante, e o último ainda apresenta funções específicas na produção de proteínas e reações que acontecem nos folículos. A principal fonte de selênio é a castanha do Brasil, e o zinco está largamente presente em castanhas e carnes. Incluir esses alimentos, de maneira moderada, garante bom aporte desses nutrientes primordiais para a saúde capilar.

As vitaminas C, E, D e A também são consideradas essenciais para o fortalecimento e qualidade dos fios, exercendo funções que garantem a eficiência das células foliculares, a produção de energia adequada e a síntese de proteínas necessárias para a composição dos fios. Frutas e vegetais são a melhor forma de obtê-las, com exceção da vitamina D, cuja principal fonte é a exposição solar regular e adequada.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
O’Connor, K., & Goldberg, L. J. (2021). Nutrition and hair. Clinics in Dermatology. doi:10.1016/j.clindermatol.2021.05.008 



Comentários