A Índia possui uma rica herança de sistemas tradicionais de medicina. O Ayurveda está adquirindo maior aceitação global, principalmente devido à sua prática terapêutica holística, extensa e profunda desde os tempos pré-históricos.
A palavra “Ayurveda” é proveniente do sânscrito e possui duas partes: Veda, traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria, e Ayus, que significa “vida.” Neste contexto, a Ayurveda é o conhecimento, ciência e/ou sabedoria que propõe um estilo de vida saudável e em harmonia com as leis da natureza, com o objetivo de alcançar a felicidade. Nessa filosofia indiana, a saúde é um estado de completude.
O Ayurveda acredita que tudo no universo, incluindo nosso corpo, é composto pelos 5 elementos – também conhecidos como Panchama-habhutas:
🌀 Ar – Vayu
🔥 Fogo – Agni
🌊 Água – Jala ou Ap
⛰ Terra – Prithvi
Estes 5 elementos se expressam na fisiologia humana através de 3 Doshas, ou seja, nossos humores. As qualidades dos 3 Doshas relacionam-se com as características dos elementos presentes na natureza. Segundo o Susruta Samhita, fundador da medicina Ayurveda, a saúde é definida como “quando os Doshas (humores), Dhatus (tecidos), Agni (digestão e metabolismo) e a eliminação de Malas (excreções) estão em sua função normal, e isso associa-se à clareza dos sentidos, mente e alma”.
Nesta filosofia, o “saudável” depende de uma integração corpo-mente-espírito. O Ayurveda considera que a doença se inicia muito antes de chegar à fase em que ela pode ser percebida, e que pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, e se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la. Por isso, o Ayurveda tem como um de seus objetivos preservar a saúde. Neste sentido, a promoção da saúde (Urjaskara Chikitsa) é a abordagem terapêutica que promove saúde, força, vigor e vitalidade em indivíduos saudáveis. Nessa especialidade, são utilizados dois ramos do Ayurveda, o Rasayana e o Vajikarana, que representam rejuvenescimento, saúde física, mental, emocional social, e a vitalidade, respectivamente.
Comentários
Postar um comentário